Antes que tudo se acabe é o tema do evento este ano em Sumé

“Antes que tudo se acabe” haverá arte, diversão e alegria! Isso é o que prometem os Calangos Livres, organizadores do festival de artes integradas seCas – Semana de Cultura e Arte de Sumé – que chega a sua sexta edição no período de 7 a 11 de novembro. É com descontração que o coletivo apresenta a 6ª seCas como o maior evento de artes integradas do Cariri paraibano.

Nomes como Grupo Recreio Dramático (Areia-PB), Grupo teatral Arupemba (Campina Grande-PB), Grupo Ninho de teatro (Juazeiro do Norte-CE) e Família Iranzi (João Pessoa-PB) farão parte da mostra de artes cênicas; e compondo as principais atrações musicais estão as bandas Varal de Cabaré (Campina Grande-PB), Sandra Belê (Zabelê-PB) e a banda Eddie (Recife-PE).

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido está apoiando o evento. A programação acontecerá no Núcleo de Extensão Cultural do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, na Praça José Américo, nos bairros Alto do Jorge, Alto Alegre e Conjunto Habitacional, e nos sítios Pitombeira, Feijão, Jurema e Distrito do Pio X.

A principal proposta do evento é expandir suas atividades. Dessa forma, o festival abrangerá áreas de menor acesso aos bens culturais como periferias e zona rural da cidade de Sumé, tais como a comunidade do Alto Alegre, Conjunto habitacional, Sítio Feijão e distrito de Pio X. Através do projeto contemplado pelo programa BNB de Cultura 2012 do Banco do Nordeste, a 6ª seCas ganhará maior estrutura e porte para expandir suas ações. Nesta mesma perspectiva, obteve parcerias importantes com a Prefeitura municipal de Sumé, Secretaria de cultura do governo estadual, Universidade Federal de Campina Grande, SESC Paraíba e Universidade Estadual da Paraíba.

O festival contará com a seguinte estrutura de programação, distribuída em cinco dias: Quatro exposições de artes visuais em lugares públicos e privados; seis apresentações de teatro; três apresentações de artes circenses; nove apresentações musicais; quatro apresentações de dança; quatro exibições de cinema paraibano; uma roda de diálogo sobre políticas culturais e três oficinas nas áreas de Dança, Audiovisual e Artesanato.

A seCas 2012 busca fortalecer seus laços com artistas e produtores, criando uma rede de articuladores culturais em prol do engrandecimento da cultura no estado da Paraíba. Assim, com maior representatividade no meio, consolida-se como o maior festival de artes integradas da região do cariri.

A Semana de Cultura e Arte de Sumé é organizada pelo coletivo Calangos Livres, atualmente composto por Allan Barros, Antônio Gomes, Daniel Queiroz, Ivandro Batista e Jean Queiroz.

Acesse a programação completa do evento no endereço http://www.cdsa.ufcg.edu.br/portal/outras_paginas/downloads/PROGRAMACAO_6_SECAS.pdf

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG - 05.11.12)

Data: 05/11/2012