topo_cabecalho
Usuários do CAPS visitam o campus da UFCG em Sumé

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, recebeu nesta quarta-feira, 31, a visita de treze pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Sumé. Os visitantes fizeram um tour pelas dependências da Universidade, acompanhados pela terapeuta ocupacional, Roberta Rossignolo.

 

Na ocasião o grupo teve a oportunidade de conhecer o Laboratório Didático de Pintura com Terra, o Viveiro de Mudas, a Composteira e o Minhocário e o Perfil de Solo.

 

“A visita do grupo se deu através de convite da coordenação do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (Pascar) para o desenvolvimento de parceria no eixo Viveiros Educativos, cuja proposta é oportunizar aos pacientes o contato com a prática de viveiros (preparo de substratos e plantio de mudas, compostagem e vermicompostagem) de maneira a promover a integração, inclusão e inserção social dos usuários do CAPS na sociedade, além de servir como atividade prática para os acadêmicos do PASCAR que exercitam assim suas potencialidades no fazer-saber da extensão”, disse Roberta Rossignolo.

 

“Todos os usuários ficaram muito satisfeitos, inclusive muitos estavam ansiosos para conhecerem o CDSA”, disse a terapeuta. Os pacientes visitarão o Viveiro semanalmente e irão cultivar mudas de plantas medicinais e ornamentais e aprender a montar uma leira de compostagem como atividade laboral e terapêutica.

 

“Para os acadêmicos, estas vivências práticas contribuem muito na sua formação como pessoas e profissionais”, comentou a coordenadora do PASCAR, professora Adriana Meira Vital.

 

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)


Data: 01/11/2012