Mulheres são maioria entre candidatos inscritos para o Enem 2012

A maior parte dos candidatos que vai realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 neste final de semana é composta por mulheres.

De acordo com balanço divulgado hoje pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do MEC (Ministério da Educação), 3,4 milhões de brasileiras farão as provas, o que representa 59% dos 5,7 milhões de inscritos. Os homens somam 2,3 milhões (41%).

O levantamento também mostrou que 2,42 milhões se declaram brancos, 2,4 milhões são pardos; 694 mil, pretos e 35 mil, indígenas. A distribuição por raças é um dos recortes previstos na Lei de Cotas, publicada há duas semanas. Os novos critérios terão de ser incluídos nas regras de seleção para universidades públicas por meio do Enem.

A nova lei obriga instituições federais de ensino superior a destinar progressivamente uma parte das vagas para estudantes que frequentaram todo o ensino médio em escolas públicas. O objetivo do governo é atingir o índice de 50% das vagas em quatro anos. Um dos fatores a serem considerados é a raça declarada pelo candidato.

As provas do Enem serão realizadas em 1,6 mil municípios de todo o país no próximo fim de semana, entre os dias 3 e 4 de novembro. A edição atual tem recorde de inscrições e participações confirmadas.

O estado de São Paulo tem o maior número de inscritos, com 932,4 mil, seguido de Minas Gerais (653.074), da Bahia (421.731) e do Rio de Janeiro (408.902).

Do total de inscritos, 4 milhões foram isentos da taxa de R$ 35 por serem alunos de escolas públicas ou pertencerem a famílias de baixa renda.

(Folha.com)

Data: 30/10/2012