Unidades que vão passar por reformas terão R$ 54,8 milhões

Recursos de R$ 54,8 milhões serão destinados a seis hospitais universitários para reformas. O repasse destina-se a unidades vinculadas às universidades federais de Mato Grosso do Sul (UFMS), Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro (UFRJ), do Ceará (UFC), da Bahia (UFBA) e de São Paulo (Unifesp).

O valor destinado a cada instituição foi definido a partir de planos de trabalho e projetos apresentados pelas próprias unidades. Os recursos, que fazem parte do exercício de 2012, serão liberados pelo Fundo Nacional de Saúde como parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

A liberação de recursos financeiros para a recuperação física dos hospitais universitários é um dos objetivos do Rehuf, criado em 2010. Além disso, o programa prevê o financiamento compartilhado das unidades entre as áreas da educação e da saúde e contempla iniciativas de modernização da estrutura física e do parque tecnológico. Desde o início deste ano, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, é o órgão do governo federal responsável pela gestão do Rehuf.

Os 46 hospitais-escola, vinculados a 32 universidades federais, são responsáveis pela formação de grande número de profissionais de saúde do país. Em determinadas regiões, são as unidades mais importantes do serviço público de saúde. Eles cumprem papel fundamental na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que muitos são considerados de grande porte e têm perfil assistencial de alta complexidade.

A liberação dos recursos foi autorizada pela Portaria nº 2.451, do dia 26 último, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 29, seção 1, página 49. Da portaria consta a relação dos hospitais contemplados e os valores destinados a cada unidade.

(MEC)

Data: 29/10/2012