topo_cabecalho
Brasil cai e fica com nível 'muito baixo' em proficiência em inglês

O nível de proficiência de inglês no Brasil caiu de 'baixo' para 'muito baixo' em um ranking publicado hoje pela empresa especializada em intercâmbio EF (Education First). O país caiu 15 posições e ficou no 46º lugar.

 

O EPI (Índice de Proficiência em Inglês), atualmente em sua segunda edição, avaliou o nível de inglês de pessoas acima dos 18 anos em 54 países, em exames disponíveis gratuitamente no site da instituição e aplicados no início de curso ou intercâmbio, entre 2010 e 2011.

 

O teste é composto por perguntas de gramática, vocabulário, leitura e audição. Todos os candidatos realizaram a prova em seu próprio computador, com o objetivo único de avaliar o nível de inglês.

 

O nível de proficiência pode variar em cinco categorias: muito alta, alta, moderada, baixa e muito baixa. Na primeira edição do EPI, o Brasil ficou na 31ª posição, com nível de proficiência em inglês baixo. Neste ano, o país ficou no 46º lugar, com 46,86 pontos, com proficiência muita baixa.

 

Os melhores colocados foram a Suécia (68,91), Dinamarca (67,96), Holanda (66,32), Finlândia (64,37) e Noruega (63,22). A Argentina alcançou a melhor pontuação da América Latina e ficou em 20ª posição, com proficiência moderada. (Veja a lista com a classificação global completa abaixo).

 

No ranking, o Brasil só ficou a frente da Guatemala, Egito, Emirados Árabes Unidos, Colômbia, Panamá, Arábia Saudita, Tailândia e Líbia.

 

Para a EF, a queda no nível é consequência da amostragem maior no Brasil e em outros países, que pôde avaliar inclusive a fluência do inglês em cada Estado.

 

No Brasil, o Estado com melhor desempenho no exame foi o Rio de Janeiro (50,35), seguido por Paraná (49,71), Sergipe (48,91), São Paulo (48,85) e Rio Grande do Sul (48,80). Mato Grosso (40,90), Rondônia (40,47) e Amapá (40,45) ficaram com as piores pontuações.

 

Roraima e Alagoas não foram incluídos no levantamento porque não atingiram o mínimo de 400 teste válidos.

 

Veja classificação por Estados no Brasil

 

A primeira edição avaliou os resultados das provas de 2007 a 2009. A EF informou que o próximo ranking será publicado nos próximos dois anos.

 

No final de novembro, a EF vai divulgar um novo ranking, específico para o nível de proficiência no público corporativo, que faz aulas de inglês oferecidas por empresas e governos.

 

Futuro

 

A EF vai organizar, no dia 29 de novembro, um fórum nacional entre instituições de ensino para avaliar o que pode ser feito para subir o nível de proficiência dos brasileiros antes da realização de grandes eventos, como a Copa das Confederações, no próximo ano, a Copa do Mundo, em 2014, e a Olímpiadas, em 2016.

 

Segundo a empresa, o intercâmbio na área de pesquisas acadêmicas --como o Programa Ciência sem Fronteiras-- também deve impulsionar o número de estudantes interessados em melhorar o nível de inglês.

 

(Folha.com)


Data: 24/10/2012