Laboratório do CDSA realiza curso de Manejo Florestal nesta sexta e sábado

O Laboratório de Ecologia e Botânica do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG em parceria com a organização não governamental “SOS Sertão”, realiza nesta sexta-feira (19) e no sábado (20), no auditório do Centro, o curso de extensão “Capacitação em Atividades de Manejo Florestal, Aproveitamento, Beneficiamento e Comercialização dos Produtos Florestais”.

O curso está inserido nas atividades comemorativas da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e é direcionado aos estudantes dos cursos de graduação da Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento do Centro.

No curso serão abordadas questões sobre manejo florestal da caatinga, diferentes usos dos produtos florestais e também serão apresentados os resultados do manejo florestal comunitário na Paraíba. A programação ainda inclui a exibição do documentário “Mudanças de Clima mudanças de vida” e uma visita de campo ao Plano de Manejo Florestal da UPF Passagem Rasa, para que os participantes do curso possam observar “in loco” um Plano em funcionamento.

“Este evento se constitui numa atividade comemorativa à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano tem como tema o tripé Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza”, disse a coordenadora do LAEB, professora Alecksandra Lacerda. “Fomos surpreendidos pelo grande número de alunos que nos procuraram, mas inicialmente o a quantidade de vagas era de 70 vagas e mesmo assim, ampliamos para 80. Caso haja interesse poderemos oferecer em outro momento oportunidade para os que agora ficaram de fora”.

“O evento é uma excelente oportunidade de socialização de conhecimentos e de integração de interesses em prol da conservação da Caatinga e desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro”, finaliza a professora.

O curso será ministrado pelos engenheiros florestais Felipe Almeida e Andrey Ferreira e pelo biólogo Amós Araújo. Eles destacaram a importância dessa capacitação para os estudantes do CDSA, tendo em vista o conhecimento que irão adquirir sobre o uso adequado dos recursos florestais. “Para o homem do campo é importante a informação sobre a produção e o potencial da Caatinga como a utilização da madeira de forma sustentável e a obtenção de outros produtos que esse bioma pode oferecer. Os participantes do curso verão como se dá o manejo florestal, o que dá certo e o não dá certo, e, o que é bom e o que é ruim nesse processo ”.

Acesse a programação completa do evento no sitio eletrônico do CDSA: www.cdsa.ufcg.edu.br.

Mais informações através do telefone (83) 3353-1879.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 18/10/2012