UFCG promove em Campina o Dia Internacional da Animação

Programação será realizada de 26 a 29 deste mês em vários locais da cidade

O maior evento simultâneo de cinema no Brasil será realizado de 26 a 29 deste mês em comemoração ao Dia Internacional da Animação (Dia 28). Doze curtas, de vários estados, foram selecionados para o programa oficial brasileiro e serão exibidos, juntamente com filmes de Portugal, Rússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Austrália e Coréia do Sul, em mais de 200 cidades do país, com entrada gratuita.

O evento também acontece em 30 países, como Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Polônia, Coréia do Sul, Austrália e Egito na forma de intercâmbio das mostras.

Em Campina Grande

“O principal objetivo é difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil”, esclarece o professor Carlos Alan Peres, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que coordena o evento em Campina Grande.

Segundo ele, além das exibições da mostra oficial, no dia 29, às 19h30min, no Auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, no Bloco BW do campus da UFCG, também haverá mostras paralelas - infantis e para deficientes visuais e auditivos -, em outros locais da cidade. Confira:

Mostra Paralela 1: Infantil

Petrônio Colégio e Curso. Rua Riachuelo, 337, Liberdade

26 de outubro - 10h.

Mostra Paralela 2: Infantil

Fundação Toque de Esperança. Rua Rafaela Souza Silva, 27, Mutirão.

28 de outubro - 10h.

Mostra Paralela 3: Infantil

Fundação Pedro Américo. R Argemiro de Figueiredo, 1902, Itararé.

29 de outubro - 15h.

Mostra Paralela 4: Infantil

Escola Municipal Cassiano Pascoal Pereira. Rua Getúlio Cavalcanti, 593, Liberdade

27 de outubro - 10h.

Mostra Paralela 5: Mostra Deficientes Visuais

Instituto dos Cegos de Campina Grande. Rua João Quirino, 33, Catolé.

29 de outubro - 10h

Mostra Paralela 6: Mostra Deficientes Auditivos

EDAC -Escola de Audiocomunicação de Campina Grande - R Sergipe, 77, Liberdade

27 de outubro - 9h.