Observatório de Políticas Públicas do Semiárido abre vagas para capacitação de lideranças em política e cidadania

Estão abertas no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, as inscrições para o curso de extensão em Formação e Capacitação de Lideranças: Política e Cidadania, promovido pelo Observatório de Políticas Públicas do Semiárido e o Programa de Extensão Universitária do CDSA.

O curso é aberto à participação de Líderes de movimento estudantil, presidentes de associações comunitárias, conselheiros tutelares, policiais civis ou militares, gestores escolares, gestores públicos (prefeitos, vereadores, deputados), secretários de educação, saúde, assistência social e demais interessados na temática.

O curso tem como objetivos apresentar noções básicas sobre a função da política, da participação e da formação de agentes com potencial transformador, discutir os fundamentos da organização política, diferenciar os tipos de instituições políticas e a forma de atuação dos agentes e criar mecanismos de discussão e inserção nos problemas da realidade local e refletir sobre os caminhos e alternativas para solucioná-los através da ação política.

As aulas do curso serão iniciadas no dia 10 de novembro, tendo como tema: apresentações conceituais - notas introdutórias - O que é política? As demais aulas serão realizadas nos dias 17 de novembro, quando será abordado o tema “Evolução do conceito cidadania”; dia 1 de dezembro (Princípios da Democracia / Liderança Política); dia 15 de dezembro - Sistema Político Brasileiro e 22 do mesmo mês - O que são Direitos Humanos.

Para realizar a inscrição, o interessado deverá baixar e preencher a ficha de inscrição (disponível no sítio do CDSA: www.cdsa.ufcg.edu.br) e enviar para o e-mail: cidadaniaedh@gmail.com. São oferecidas apenas 50 vagas.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 16/10/2012