Brasil faz parceria com a Irlanda para concessão de bolsas no exterior

A Irlanda é a mais nova parceira do programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, assinaram nesta terça-feira, 9, acordos de cooperação internacional com o presidente da República daquele país, Michael Higgins. A previsão para os próximos anos é de concessão de 2 mil bolsas de estudos a alunos brasileiros de graduação em instituições irlandesas.

"O Brasil tem todo interesse em se aproximar de um país como a Irlanda, que é referência em educação", declarou o ministro Mercadante. "Esperamos, por meio do Ciência sem Fronteiras, estreitar relações e aproximar nossas universidades e população", salientou.

Acordos

O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, reafirmou esta intenção ao anunciar a assinatura dos acordos. "Esses documentos que estamos assinando formalizam a intenção de instituições irlandesas oferecerem mil vagas para estudantes de graduação para cada uma das duas agências [Capes e CNPq], totalizando as 2 mil vagas. Temos certeza que a visita da delegação irlandesa e esses acordos abrirão ainda outras oportunidades de cooperação muito forte entre nossas instituições", complementou.

As instituições irlandesas também firmaram convênios de cooperação acadêmica com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com a Universidade de Brasília (UnB) e com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Em sua fala, o presidente da Irlanda congratulou o governo federal pela criação do Ciência sem Fronteiras e afirmou que nunca viu programas dessa escala. "Essa iniciativa é um plano incrível para aumentar a capacidade científica do Brasil. É uma oportunidade para dividirmos experiências educacionais", destacou Higgins.

A solenidade, realizada no Ministério da Educação, também contou com a presença do ministro do Comércio Exterior e Desenvolvimento da Irlanda, Joe Costello.

Delegação

Antes da assinatura dos acordos, a delegação irlandesa teve a oportunidade de se apresentar e de conhecer mais a respeito do CsF. A apresentação do programa ficou a cargo da diretora de Relações Internacionais da Capes, Denise de Menezes Neddermeyer. Marina Donohoe, da comitiva irlandesa, foi a responsável por falar sobre a educação no país. Emerson Willer, coordenador técnico substituto da Coordenação de Cooperação Bilateral do CNPq, também participou das apresentações.

Ouça o ministro Mercadante.

(Capes)

Data: 10/10/2012