Programa da UFCG realiza curso sobre direitos humanos para comunidade surda e formação para professores em Sumé

O Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG iniciou no último dia 3 de outubro, os cursos “Direitos Humanos e Fundamentais para a Comunidade Surda” e “Formação para Professores sobre Alunos com Deficiência e Síndrome de Down”.

O primeiro curso foi iniciado no auditório da Secretaria de Educação de Sumé, tendo como ministrante o professor Irivaldo Oliveira (e tradução em Libras pela professora Shirley Neves Porto). O segundo teve como cenário o auditório da Filarmônica de Sumé, sob a batuta das professoras Kátia Benevides Campos, Sonia Maria Lira Ferreira e Shirley Neves Porto Barbosa.

Essas são algumas das atividades do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext), que recebe financiamento do Ministério da Educação e é realizado pelo Observatório de Políticas Públicas do Semiárido. Além dos cursos, também estão sendo visitadas as escolas da região do Cariri, onde são proferidas palestras para alunos e professores. Outros cursos deverão ser iniciados nas próximas semanas.

O Proext

O Programa tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. Criado em 2003, o PROEXT abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 08/10/2012