5 dicas de sucesso para estudantes no início do curso superior

Se você começou seu curso universitário e deseja se desenvolver acadêmica e profissionalmente, confira cinco dicas de sucesso para estudantes no início da faculdade

O início do curso superior é uma grande conquista para os estudantes e seus responsáveis. Contudo, essa fase também traz novos desafios que exigem superação e esforço, de forma que suas tarefas sejam feitas com qualidade e dentro do prazo. Algumas dicas simples, mas muito eficientes, são essenciais para que você forme a base de seu sucesso acadêmico e consequentemente profissional.

Confira a seguir cinco dicas de sucesso para estudos no início do curso superior:

1. Vá as aulas

Pode parecer uma obrigação óbvia, mas grande parte dos alunos que precisam refazer os cursos ou semestre não conseguem alcançar a nota mínima porque não comparem às aulas com deveriam. Se você não falta em seu trabalho, também deve ter a mesma responsabilidade para com seus estudos, já que um complementa ao outro.

2. Confira seu e-mail com frequência

Cada universidade possui um canal de comunicação específico com os alunos, pelo qual transmitem mensagens e recados importantes. Ele pode ser e-mail ou outra plataforma específica. Seja qual for a adotada por sua instituição de ensino, você deve conferir suas mensagens com frequência para não perder nenhuma atividade ou informação importante.

: 3. Peça ajuda e não procrastine

Essas duas atitudes são essenciais para que você seja bem-sucedido. Como estudante é esperado de você que tenha dúvidas e procure orientação. Isso irá evitar erros tolos e imprevistos mais graves. Além disso, não deixe para fazer seus trabalhos de última hora, pelo contrário, planeje-se e adiante as atividades o quanto puder. É melhor estar adiantado do que atrasado.

4. Trate o curso como um emprego fixo

Mesmo que você tiver um emprego e faça faculdade ao mesmo tempo deve tratar sua formação como prioridade. Pense da seguinte maneira: você investe cerca de 40 horas semanais indo para a classe fazendo lições e participando de outras atividades. Isso significa que muito do que faz no curso irá influenciar em seu emprego. Dependo de seu aproveitamento acadêmico, poderá evoluir ou não na empresa e aproveitar as habilidades adquiridas para crescer.

5. Seja proativo

Um dos melhores hábitos que você pode desenvolver para seu sucesso acadêmico é a pró-atividade. Tomar a iniciativa daquilo que precisa ser feito irá ajudá-lo a se destacar e a cumprir todas as tarefas de maneira excelente, acima da média. Sem isso você perde prazos de entrega e oportunidades importantes para seu aprimoramento profissional.

(Universia)

Data: 21/09/2012