UFCG passa a integrar rede de cooperação científica internacional

Protocolo de cooperação para adesão à Rede Inesc Brasil foi assinado nesta quinta

Foi assinado na última quinta-feira, dia 6, o protocolo de cooperação para adesão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) à Rede Inesc Brasil, coordenado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (Inesc) da cidade do Porto, Portugal. O documento foi assinado pelo reitor em exercício, Edilson Amorim, e o diretor presidente da rede no Brasil, Vladimiro de Miranda.

A missão da rede é promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil e a cooperação internacional em engenharia das tecnologias da informação, comunicação e ciências afins, tendo como metas projetos multidisciplinares e executados em consórcio, à imagem dos programas da União Europeia.

“O modelo de gestão da rede traz outra cultura produtiva, na transferência de tecnologia e valorização do conhecimento. Onde tal conhecimento não é tratado feito extração de minério, que vendemos puro e o compramos beneficiado”, explicou o diretor, dizendo que precisamos converter o conhecimento em riqueza. “Para que o conhecimento gerado na universidade não continue sendo um minério cerebral”.

A Rede Inesc Brasil permitirá aos parceiros a execução de projetos de P&D e a prestação de serviços de consultoria avançada, não concorrencial com empresas, bem como valorização do conhecimento e da propriedade intelectual desde o licenciamento de tecnologias até a própria incubação de empresas spin-off (nascida a partir de um grupo de pesquisa).

“O aspecto diferenciado, no modelo de gestão de ciência e tecnologia proposto pela rede, de uma associação privada sem fins lucrativos, nos assegura uma coordenação estratégica e a racionalidade financeira”, comentou o diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), Wellington Mota, designado como coordenador da Inesc na UFCG.

Em paralelo às pesquisas e projetos, a rede potencializará a formação avançada de recursos humanos e o intercâmbio de pesquisadores. Também participaram do ato de assinatura, os professores Michel Fossy, assessor Internacional da UFCG, e Edson Guedes, pesquisador do curso de Engenharia Elétrica.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 06.09.12)

Data: 06/09/2012