Distribuição de ração animal acontece na UFCG

Produtores da região do Semiárido recebem 25 quilos por animal.

Foi iniciada quinta-feira, dia 23, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Sumé, a distribuição de ração animal para os agricultores das cidades de Sumé, Amparo, Prata e Camalau.

A distribuição acontecerá semanalmente no Parque Agrotecnológico do Cariri Paraibano, no campus de Sumé, e beneficiará cerca de 400 criadores.  Essa ação dos governos federal e estadual contempla produtores que estão com a vacinação dos seus rebanhos em dia. Cada criador recebe 25 quilos de ração por animal.

O diretor do CDSA, Márcio Caniello, destacou a importância dessa parceria com o governo estadual nesse momento de dificuldade que o produtor atravessa devido à falta de chuvas na região e lembra que é preciso também utilizar a estrutura de pesquisa e extensão da universidade para difundir entre os agricultores a cultura da silagem e da fenação de forragem.

“Precisamos desenvolver a cultura do armazenamento de forragem no Semiárido e essa vai ser uma das linhas mestras do nosso Parque Agrotecnológico. Essa cultura é fundamental para a sustentabilidade do empreendimento da agricultura familiar no Semiárido. Guardar o alimento no período das chuvas para suprir a necessidade dos animais no tempo da seca”, disse Caniello.

(Rosenato Barreto – Ascom/CDSA – 24.08.2012)

Data: 24/08/2012