Técnicos de universidades aceitam acordo e greve fica perto do fim

A proposta de reajuste do governo para os técnico-administrativos de instituições federais foi aprovada pela maioria das universidades, de acordo com a Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras).

Ate o início da tarde, a entidade obteve resposta dos servidores de 55 das 59 universidades federais do país: 39 aprovaram a oferta do governo e 16 rejeitaram.

A expectativa é que a categoria assine o acordo com o Ministério do Planejamento até a próxima semana --as entidades que representam a categoria têm encontro agendado nesta quarta-feira (22) com o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça.

Entre as universidades que aceitaram a proposta estão a UnB (Universidade de Brasília), UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e Unifesp. "Nós tivemos uma valorização na nossa carreira", afirma Janine Teixeira, coordenadora-geral da Fasubra, sobre o acordo oferecido pelo governo.

Além do reajuste de 15,8% para a categoria, dividido entre os próximos três anos, o Ministério do Planejamento apresentou novos índices para evolução na carreira e incentivo à qualificação dos técnicos. A proposta tem impacto de R$ 2,9 bilhões nos cofres públicos.

(Folha.com)

Data: 22/08/2012