Programa de Extensão Universitária do MEC aprova três propostas da UFCG

Propostas aprovadas estimulam a inclusão social e contribuem para a formação dos profissionais do futuro

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última quarta, dia 15, o resultado do Programa de apoio à Extensão Universitária (ProExt). Três propostas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foram aprovadas pelo programa, que visa apoiar propostas de extensão de universidades públicas que estimulem a inclusão social e contribuam para a formação dos profissionais do futuro.

Foram aprovadas as propostas: Cultivo da Tilápia Oreochromis niloticus (linhagem Chitralada) em tanques-rede para a comunidade de pescadores do Açude Boqueirão do Cais, Cuité-PB, que será coordenado pela professora Marisa de Oliveira Apolinário, do Centro de Educação e Saúde (CES), campus de Cuité; Transformando pescadores artesanais em aquicultores através da criação e comercialização de tilápias criadas em tanques-rede, a ser coordenado pelo professo Carlos Minor Tomiyoshi, do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), campus de Campina Grande; e o Programa de Direitos Humanos da UFCG (PRODIH), que será coordenado pela professora Edjane Esmerina Dias da Silva, do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), campus de Sousa.

“Considero satisfatório esse resultado, principalmente no que diz respeito à qualidade de nossas propostas. Ao longo dos anos, estamos trabalhando e incentivando na Pró-Reitoria iniciativas dessa natureza, por entender que, dessa forma, fortaleceremos, ainda mais, a extensão que defendemos. O resultado reflete-se no número de adeptos ao Programa, que vem aumentando cada vez mais”, ressalta a coordenadora de extensão cultural da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão, Nadege Dantas.

ProExt

Criado em 2002, o projeto articula 16 órgãos governamentais, com suas respectivas políticas públicas, com as ações desenvolvidas pelas universidades.

Os projetos enfocam políticas como o Mais Educação, o Ensino Médio Inovador, a educação indígena, quilombola e de jovens e adultos, a capacitação de trabalhadores, a saúde na escola e a educação ambiental. Os universitários que participam dos projetos podem receber bolsa de R$ 360,00 mensais.

Para acessar a lista completa dos projetos, clique aqui.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 17.08.12)

Data: 17/08/2012