TRT doa documentos à UFCG

Ao todo, 80 mil processos serão doados para estudos acadêmicos

Vinte mil processos arquivados há mais de cinco anos foram doados pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para estudos acadêmicos por professores e alunos dos cursos da área de Ciências Humanas. O convênio foi celebrado na manhã desta quinta-feira, dia 16, pelo reitor Thompson Mariz e o desembargador Paulo Maia Filho, presidente do TRT.

Não só reconhecimento do valor histórico-científico dos documentos foi ressaltado pelos presentes à assinatura do convênio. Unânime também foi a afirmação que a academia se fortalecia com a ação do TRT.

Os processos, que serão repassados à Unidade Acadêmica de História do Centro de Humanidades (CH), são ações tramitadas nas varas do Trabalho do município de Campina Grande entre 1994 e 1997 e na década de 70. De acordo com o convênio, serão doados, ao todo, 80 mil processos para estudos acadêmicos nos próximos anos.

“A acessibilidade e análise do acervo doado aprofundarão os estudos sobre a história da Justiça na Paraíba, considerando os contextos socioeconômico e cultural da época dos seus trâmites”, destacou Alarcon Agra, coordenador do curso de História, prevendo que excelentes trabalhos acadêmicos, nas diversas áreas das Ciências Humanas, brotarão.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 16.08.12)

Data: 16/08/2012