UFCG promove recital de violoncelo e piano no próximo domingo

Felipe Avellar e Cinzia Bartoli se apresentam no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia

A Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal Campina Grande (UFCG) promove no próximo domingo, dia 12, um recital de Violoncelo e Piano com os músicos Felipe Avellar de Aquino e Cinzia Bartoli. As apresentações acontecerão a partir das 17h, no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, e incluirão obras de Schubert, Chopin, Ravel, Cassadó e Astor Piazzolla.

Graduada com honras pelo Conservatório Niccolò Paganini, de Gênova, a pianista italiana Cinzia Bartoli está em turnê pelo Brasil, Argentina e Uruguai. Após tocar pela primeira vez com Felipe Avellar no Festival Internacional de Música da UFSM, em 2010, volta a se apresentar com o violoncelista em recitais nas cidade de João Pessoa, Recife e Campina Grande.

Na primeira parte do programa, a pianista apresenta obras de Chopin (Mazurka op.7 n°3 e o Scherzo em sib menor), Ravel (Ondine) e Piazzolla (Oblivion e Libertango). Na segunda parte, o violoncelista apresenta a Suite espanhola de Gaspar Cassadó (violoncelo solo).  Logo em seguida, os dois se unem para apresentar a Sonata Arpeggione de Franz Schubert.

Os músicos

Cinzia Bartoli é professora de piano na Accademia Dell´arte di Roma. Foi vencedora de diversos prêmios internacionais e sua reputação como concertista a tem levado aos palcos de importantes cidades como Nova York, Paris, Lyon, Lugano e Heidelberg. Já gravou para a RAI (Rádio e Televisão Italiana) e Telemontecarlo, atuando como solista e camerista e, durante turnê na Alemanha, foi considerada pelos críticos como uma “intérprete extraordinária” de Ravel.

Felipe Avellar é professor adjunto do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Fez mestrado na Louisiana State University, onde foi vencedor do "92/93 Concerto Competition", tendo se apresentado como solista da LSU Symphony Orchestra. Estudou ainda na Eastman School of Music (University of Rochester), em Nova York, onde obteve o título de Doutor em Artes Musicais. Em 2004, realizou um concerto de Gala no Palácio do Itamaraty, em Brasília em evento promovido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Embaixada do Canadá.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 10.08.12)

Data: 10/08/2012