Bolsista cria veículo conceito em estágio na Hyundai

O Programa Ciência sem Fronteiras já apresenta bons resultados em iniciativas de formação para a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico. Um bom exemplo vem do programa de estágio na Coréia do Sul viabilizado pela parceria entre o Governo Brasileiro e a empresa Hyundai Motors.

A estudante de Design da Unisinos e bolsista de graduação sanduíche do Ciência Sem Fronteiras, no Korea Advanced Institute of Science and Technology, Paola Salles Mânica, atuou no departamento de design da Hyundai, na Coréia do Sul, onde enfrentou o desafio de criar um modelo/conceito com o tema Mobilidade do Futuro - Brasil 2020 (Future Mobility - Brazil 2020).

Durante o desenvolvimento do trabalho, ela teve oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em contato direto com o setor de design da empresa, conhecendo os processos de criação e desenvolvimento de projetos. Apesar de ser sua primeira vez desenhando carros, a bolsista contou com o apoio da equipe da empresa parceira para entender como funcionavam as definições de proporções e formas de um veículo.

Segundo a estudante, oprocesso começou com os questionamentos: Como seria o Brasil em 2020? E quais os meios de transporte ou novos modelos veríamos nas ruas? Em seguida, "foi desenvolvida uma breve pesquisa científica sobre o trânsito no Brasil e o comportamento do povo brasileiro, focando nos hábitos, necessidades e expectativas. A partir dos desenhos a mão, o processo seguiu para a digitalização onde um modelo 3D do veículo foi concebido virtualmente. Além dos desenhos 3D em software de design, uma animação do veículo e imagens em 2D deste, em territórios brasileiros (Brasília, Porto Alegre, entre outros) foram criadas. Por final, foi desenvolvido um modelo em escala do veículo, feito por uma impressora 3D", relatou Paola.

Na dianteira do veículo Paola deu ênfase à famosa calçada de Ipanema no Rio de Janeiro, um local brasileiro mundialmente conhecido, trazendo o desenho da calçada como parte do design na forma da grade do veículo. No dia 26 de julho, a estudante apresentou o modelo para o Designer chefe da Hyundai, Mr. Ho, e o grupo de designers da empresa que acompanhou o processo.

A futura profissional do design disse ao final da experiência: "Foi uma oportunidade única, poder estar presente em todos os passos que fazem parte do real processo de design de um carro. Desde as pesquisas de mercado, desenho à mão livre, os protótipos em argila, até chegar ao modelo da impressora 3D. Poder dar forma e vida a sua idéia."

"Com certeza esse estágio mudou o meu modo de ver o design e também as relações que mantemos no decorrer de nossas experiências como estudantes", completou Paola Salles Mânica.

(CNPq)

Data: 08/08/2012