Coro de Câmara de Campina Grande fará turnê nos EUA

Grupo pretende realizar diversas atividades para captação de recursos

Umas das grandes atrações do III Festival Internacional de Música de Campina Grande, realizado no último mês de julho, o Coro de Câmara de Campina Grande prepara-se agora para encantar públicos de terras bem distantes. O grupo - formado, em sua maioria, por integrantes das universidades Federal de Campina Grande (UFCG) e Estadual da Paraíba (UEPB) -, embarca em novembro para sua primeira turnê internacional, nos EUA.

As apresentações, que vão acontecer dos dias 10 a 18, nas cidades de Starkville , no Mississippi; Zachary e Baton Rouge, em Louisiana, e Dallas e Commerce, no Texas, contarão com um repertório composto exclusivamente por obras brasileiras, com destaque para autores nordestinos e paraibanos.

A excursão marca o início de um acordo internacional, na área de Música, entre as instituições campinenses e as universidades do Estado do Mississipi, do Estado de Louisiana e a Universidade do Texas A&M, que custearão todas as despesas relativas à hospedagem, alimentação e traslado do grupo em território americano.

Passagens

“As passagens aéreas ficam por nossa conta”, esclarece o maestro Vladimir Silva, regente do coral e professor da UFCG, revelando que, das trinta passagens necessárias, quatro já foram adquiridas. “Estamos entrando em contato com várias instituições públicas e privadas de Campina Grande, a fim de conseguirmos o apoio financeiro necessário para a realização deste empreendimento. Além disso, também planejamos promover várias atividades para a captação de recursos”, observa.

Dentre as atividades programadas, está a realização de uma grande feira de produtos novos e usados. “Haverá livros, CDs, DVDs, obras de arte, utensílios, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, brinquedos, roupas, cintos, sapatos e acessórios, enfim, objetos em bom estado de conservação, doados por amigos, admiradores e parceiros do grupo”, adianta o professor.

A feira será realizada no dia 1º de setembro, das 8h ao meio-dia, em local ainda a ser definido. No dia 15, o grupo promoverá uma feijoada, “que será servida com muita música e alegria”. O local e os valores dos ingressos serão anunciados brevemente.

Apresentações do Coro de Câmara com o objetivo de arrecadar fundos para a viagem também estão programadas. No dia 29 de setembro, o grupo realiza o concerto Uma noite italiana, num tradicional restaurante de Campina Grande. Já nos dias 19 e 20 de outubro, serão realizados dois concertos, com o programa que será apresentado na excursão americana. Detalhes sobre o local e os valores dos ingressos também serão anunciados em breve.

O Coro

O Coro de Câmara de Campina Grande foi fundado em março de 2010. Tem se dedicado à interpretação de um repertório eclético, que inclui obras da Renascença ao período Contemporâneo. Recentemente, participou do VIII Virtuosi na Serra, integrando a programação do 22º Festival de Inverno de Garanhuns, tendo sido também selecionado para o X Festival Paraibano de Coros, em João Pessoa, no próximo mês de setembro.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 06/08/2012