UFCG sedia campeonato de cubo mágico neste final de semana

Acontecerá no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), neste sábado, dia 4, e domingo, dia 5, o UFCG Open - o primeiro campeonato paraibano de Cubo Mágico, evento oficializado pela World Cube Association (WCA ).

“Até hoje, poucas pessoas sabem resolver, e pouquíssimas se dedicam a resolver rápido com métodos avançados. Portanto, quando se participa de um campeonato, se está principalmente adquirindo a entrada para um grupo de amizades, onde todos se apoiam e trocam ideias interessantes para ajudar um ao outro”, afirma o estudante Mateus Luna, do curso de Ciência da Computação, um dos organizadores da competição.

“Aqueles que montam em 15 segundos torcem para os que montam em 3 minutos conseguirem melhorar seus tempos oficiais. Um exemplo disso aconteceu no campeonato do SESC Santos 2010, onde uma menina que havia aprendido 1 dia antes e que nem tinha intenção de participar, conseguiu resolver em 9 minutos e 54 segundos, onde o limite é de 10 minutos. Ela só não foi a mais aplaudida por todos pois nesse campeonato outro competidor bateu o recorde sulamericano no 3x3x3”, disse.

Para aqueles que não sabem resolver o cubo mágico, nos campeonatos sempre há muitos com boa vontade de ensinar. Os campeonatos são abertos ao público, qualquer um pode visitar e conhecer este mundo diferente, assistir às resoluções de outros competidores nas 19 modalidades oficiais diferentes, algumas com 1 mão, outras com os olhos fechados, e conhecer os cubos mágicos de variados tipos e formas.

Portanto, do contrário do que todos imaginam, nos campeonatos em geral não costuma haver competição! A única disputa que realmente importa para um iniciante é consigo mesmo, para melhorar seus próprios tempos com o apoio dos outros participantes. Para participar, basta saber resolver o cubo mágico, nem que seja um 2x2x2, para se tornar um cubista legítimo! É até melhor que os iniciantes, num primeiro campeonato, não façam um tempo bom, para que nos próximos com certeza tenham um gostinho melhor por estarem batendo os próprios recordes oficiais com facilidade.

Os campeonatos de cubo mágico são como maratona. Aqueles que conseguem concluir nem sempre estão preocupados com o tempo, o que importa é terminar.

Visite o site oficial do evento: https://sites.google.com/site/ufcgopen2012/home.

(Carlos Leão - Ascom CEEI/UFCG)

Data: 03/08/2012