Lançamento da Editora da UFCG retrata a transformação urbana de Campina Grande

Obra reúne mais de duas mil fotografias da cidade, antigas e atuais

Dez anos de trabalho, duas mil fotografias coletadas e 552 páginas primorosamente impressas e encadernadas. Estes números resumem um dos mais importantes registros históricos já publicados sobre a cidade Rainha da Borborema

Publicado pela Editora da Universidade Federal de Campina Grande (EDUFCG), em parceria com a Prefeitura Municipal, Retratos de Campina Grande - Um Século em Imagens Urbanas foi lançado na última sexta-feira, 3, no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep).

Os autores, curiosamente, não são professores da área de História - Jonatas Araújo é do curso de Engenharia Mecânica e Agostinho Nunes, de Engenharia de Produção. Eles receberam, na ocasião, medalhas de Honra ao Mérito oferecidas pela Câmara Municipal, em reconhecimento ao trabalho realizado em benefício da preservação da história da cidade.

No livro, cada foto é acompanhada de verbete explicativo, que contextualiza o momento histórico da imagem. É possível ainda comparar fotos antigas e atuais de Campina Grande e perceber o processo de transformação que a cidade atravessou ao longo dos últimos 100 anos, inclusive com o desaparecimento de grande parte de seu patrimônio histórico.

“A cidade ganha um presente”, afirma o reitor da UFCG, Thompson Mariz. “Folhear este livro é realizar um passeio nostálgico por ruas, praças, cantos e esquinas que tomam forma e adquirem valor e significado a partir dos comentários dos autores. Temos aqui uma exaltação à ação imperativa de se preservar a memória histórica de Campina Grande e do seu povo”.

De acordo com o diretor da Editora Universitária, Antonio Clarindo, a tiragem foi de mil exemplares, que serão distribuídos para bibliotecas, órgãos públicos e entidades ligadas à pesquisa histórica. Desde 2005, quando a EDUFCG foi reativada, já foram publicados mais de 140 títulos nas diversas áreas, entre livros, CDs e anais. Só este ano, a previsão é que sejam publicadas, até dezembro, 26 novas obras.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 05.08.12)

Data: 05/08/2012