Reitor da UFCG convoca direção do HU para reunião na próxima segunda

Após audiência em Brasília, Thompson Mariz assegura que hospital não será descredenciado

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, retornou nesta sexta-feira, dia 3, de Brasília, com a certeza de que o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) não será descredenciado pelo SUS, como havia solicitado a Secretaria Municipal de Saúde ao Ministério da Saúde.

Na reunião com técnicos do Ministério da Saúde (MS) - ao apresentar a realidade do HUAC, justificando a não realização de alguns serviços pactuados e comprovando a compensação, desses, por outros realizados - Mariz conseguiu que uma comissão, formada por técnicos do MS e do MEC, venha a Campina Grande avaliar as condições do hospital. Essa visita, provavelmente, acontecerá até o próximo mês de setembro.

Nas redes sociais, assim que saiu do encontro, o reitor expressou sua satisfação com o entendimento com o MS e agradeceu aos que partilharam da angústia passada pela reitoria e a sociedade campinense.  “Obrigado a todos que nos apoiaram nessa luta em favor do HUAC”, tuitou.

Nova pactuação

Na manhã da próxima segunda-feira, dia 6, o reitor se reuinirá com a diretoria do HUAC para discutirem a atual situação do hospital, pactuação de serviços, inquérito do Ministério Público da Paraíba e a determinação da Justiça Federal para realização de concurso público.

“Será solicitada a apresentação de um relatório, atualizado e detalhado, da real situação do HUAC”, antecipou o reitor, dizendo que a peça auxiliará nas renegociações com as secretarias municipal e estadual de Saúde para uma nova pactuação dos serviços do SUS, após a visita da comissão MEC/MS .

Concurso

Comentando a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, que determina a realização de concurso público para a contratação de profissionais de Saúde para o HUAC, Mariz disse que é prematuro falar em número de vagas e período para realização do processo seletivo. “Antes, é preciso tomar conhecimento da sentença, ver se a União vai recorrer, para podermos nos reunir com a direção do hospital e definir prioridades, constituindo o quadro de vagas”.

“Assim, confirmada a realização do concurso, precedem, por consequência, conversações com os ministérios da Educação e do Planejamento para suprir a carência posta na Ação Civil Pública do Ministério Público Federal, ajuizada na Justiça Federal”, antecipou.

Dizendo torcer para que tudo ocorra dentro do previsto - concurso, nomeação e posse -, o reitor da UFCG assegurou que o HUAC será o único hospital federal que ficará “absolutamente confortável” quanto à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Situação que não se reproduzirá no Hospital Universitário Júlio Bandeira, do campus de Cajazeiras, no que se refere à adesão, ou não, à empresa criada pelo governo federal, como modelo de gestão para os hospitais universitários do país”, ressaltou.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 03.08.12)

Data: 03/08/2012