Delegação do CDSA apresenta trabalhos no ENAPET e SBPC no Maranhão

Os eventos aconteceram de 22 a 28 de julho na UFMA

Entre os dias 22 e 28 de julho, São Luis no Maranhão, foi sede do XVII Encontro Nacional de Educação Tutorial – ENAPET e do 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, eventos acadêmicos relevantes no contexto na produção universitária. A UFCG esteve representada por 60 alunos e seis professores. Nesse grupo estava incluído o PET do CDSA, com participação de 13 alunos, acompanhados do tutor, professor José Irivaldo Oliveira. O ENAPET reuniu 1.600 pessoas e a reunião da SBPC teve cerca de 4 mil participantes.

“Nosso grupo foi considerado um dos maiores presentes. Apresentamos trabalhos nos dois eventos. No ENAPET, (Grupo de Estudos em Ciências Sociais: Reforço para sala de aula), destacamos a experiência que tivemos na formação de um grupo de estudos em Ciências Sociais com o intuito de auxiliar os alunos com dificuldades em disciplinas de Introdução à Sociologia. Na reunião da SBPC, apresentamos o tema ‘Medidas provisórias entre 1994 e 2010: Celeridade na Administração Pública ou ameaça ao checks and balances?’, salientando que, mediante os dados coletados e analisados, que as prerrogativas do parlamento devem ser exercidas de forma plena, uma vez que, do contrário, o executivo não hesitará em utilizar o recurso da medida provisória”, disse o professor.

O professor Irivaldo Oliveira destacou a importância dos dois eventos para o processo de formação dos alunos: “os estudantes do PET e PIVIC tiveram a real dimensão da importância desses dois programas na graduação brasileira, além de poderem estreitar contatos com outros discentes e docentes de instituições de ensino superior”.

Segundo o estudante “petiano” e orientando do PIVIC, Williams Martinho, “tanto o PET como o PIVIC estão contribuindo e complementando, de maneira a solidificar o conhecimento, e preparar os graduandos para o mercado de trabalho”.

A delegação do PET CDSA foi composta pelos seguintes alunos: Ana Paula Gonçalves Leite (Gestão Pública), Ilma da Silva Sousa (Gestão Pública), Williams Martinho (Gestão Pública), Jéssica Mayara Veríssimo de Oliveira (Ciências Sociais), Paulo César Silva Hilário (Ciências Sociais), José Arnaldo da Silva (Educação Do Campo), Newton Vianna de Brito (Educação Do Campo), Marco Antonio Souza (Educação Do Campo), Joseilma de Souza Silva (Gestão Pública), Aparecida Gomes Correia (Ciências Sociais) e Janiele Guedes Santos (Ciências Sociais).

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 01/08/2012