Designer formado na UFCG é premiado na Europa

Sérgio Matos ficou entre os 100 melhores do iF Concept Design Award 2012

Pela segunda vez consecutiva, um projeto desenvolvido por um ex-aluno da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) conquista o iF Concept Design Award, o mais importante prêmio da área na Europa, considerado o Oscar do Design mundial. Graduado em Desenho Industrial em 2005, Sérgio Matos concorreu com o projeto do pufe Carambola, na categoria Design de Produto.

Como o próprio nome diz, o conceito foi inspirado na fruta carambola e sua fabricação combina antigas técnicas de artesanato com design contemporâneo. A estrutura é em aço carbono e a malha é tecida à mão com fios de algodão colorido na parte interna e nylon colorido na externa.

Veja aqui o projeto.

O iF Concept Design Award é realizado desde 1953 pelo Internacional Forum (iF) Design, sediado em Hannover, na Alemanha. Este ano, foram inscritos mais de 15 mil projetos, dos quais 10 mil foram aceitos.

Um júri internacional, composto por 56 renomados designers, selecionou os 100 melhores projetos, que ficaram expostos nos meses de maio e junho na Casa de Artes (Kunsthaus) em Hamburgo, na Alemanha. Dentre os critérios avaliados estão a inovação, criatividade, praticidade, funcionalidade, sustentabilidade e responsabilidade social do produto.

Na edição do ano passado, também foi premiado no IF Concept Award outro designer graduado na UFCG. Caio Márcio Almeida ficou entre os 100 melhores com o projeto Colar Facetas. Com estas premiações, a UFCG passa a figurar entre as únicas quatro universidades brasileiras no ranking do iF Design.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 01.08.12)

Data: 01/08/2012