topo_cabecalho
Inep lança guia sobre correção da redação do Enem

Manual de 48 páginas traz análises sobre textos que tiveram nota máxima em 2011

 

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais lançaram na tarde desta segunda-feira, 30, um manual que explica como funciona a correção das redações do Enem. Na publicação, de 48 páginas, os estudantes encontram detalhes sobre as competências avaliadas na prova, além de análises sobre o tema da redação de 2011 e provas que tiveram a nota máxima.

 

A redação no Enem 2012 – Guia do participante terá tiragem inicial de 1,7 milhão de cópias, a serem distribuídas às escolas públicas de todo o País. Haverá também cópias em braille e na forma ampliada, para pessoas com déficit de visão. O arquivo em PDF pode ser acessado nos sites do MEC e do Inep.

 

Foram selecionadas redações que receberam a nota máxima (1.000 pontos) no Enem 2011 e aparecem no Guia com comentários. No Guia, considera-se que seus autores "desenvolveram o tema de acordo com as exigências do texto dissertativo-argumentativo" e demonstraram "domínio da norma culta de língua escrita".

 

Segundo o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, o objetivo do guia é "tornar o mais transparente possível a metodologia de correção da redação, além de explicar o que se espera do participante em cada uma das competências avaliadas". "Queremos que o Guia contribua para aperfeiçoar o estudo, exemplificar os critérios e mostrar como se faz uma boa redação."

 

O manual foi elaborado pela equipe da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep, em conjunto com especialistas em língua portuguesa. Segundo nota da Assessoria de Imprensa do instituto, esta é "mais uma ação para tornar a correção da redação do Enem mais transparente, aperfeiçoando os critérios de correção e, ao mesmo tempo, ampliando o quadro e o treinamento de avaliadores, com a participação efetiva das universidades e institutos federais do País".

 

Edital

 

Além de lançar o guia da redação, o Inep publicou uma chamada pública convocando instituições de ensino superior a fazerem estudos e pesquisas em avaliação educacional e psicometria relacionados às provas aplicadas. O objetivo do edital é subsidiar diagnósticos mais precisos e induzir mudanças nas práticas de gestão e ensino, por meio de melhorias nos sistemas de avaliação escolar. O valor total do edital é de R$ 2 milhões.

 

(Estadão)


Data: 30/07/2012