UFCG inaugura Laboratório de Tecnologia de Materiais

Novo espaço será voltado para o processamento de materiais, em especial, cerâmicos.

Foi inaugurado na tarde nesta segunda, dia 30, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Laboratório de Tecnologia de Materiais da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais, campus de Campina Grande. Presentes à solenidade, o reitor Thompson Mariz, o vice-reitor Edilson Amorim, vice diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) Ricardo Cabral, pró-reitores e coordenadores e alunos do curso.

Na ocasião, o reitor ratificou o compromisso da gestão com a melhoria da infraestrutura da universidade, uma vez que o novo laboratório foi construído com recursos próprios da instituição e ressaltou a importância do novo espaço. “Este é um curso que se destaca pela produtividade, inovação e empreendedorismo. É uma área que se consolida cada dia mais e que se qualifica para receber e captar novos recursos. A nós, nos cabe trabalhar para garantir um espaço adequado para a realização de pesquisas de ponta e de inovação tecnológica”, afirmou.

Com o valor orçado em R$ 434 mil, o novo espaço tem uma área total de 729 m² e conta com três pavimentos, com áreas destinadas para almoxarifado, armazenamento e beneficiamento de materiais, setor administrativo, área de processamento e espaço para tratamento, manipulação e aditivação dos materiais.

“O laboratório será voltado para o processamento e caracterização de materiais, em especial, os materiais cerâmicos. Aqui serão concentradas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além de proporcionar mais funcionalidade e conforto para os trabalhos de pesquisa e para as aulas práticas, teremos condição de captar mais recursos para compra de novos equipamentos”, explica o coordenador administrativo da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais, o professor Marcus Vinícius Lia Fook.

Ainda segundo ele, o novo espaço terá condições fortalecer o serviço prestado para região em termos de materiais cerâmicos, como também ampliará as condições para o desenvolvimento de produtos com inovação tecnológica.

Serão beneficiados com o novo espaço alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola, Engenharia Química e de Engenharia de Produção.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 30.07.12)

Data: 30/07/2012