Nova RBPG traz como tema a articulação entre a pós-graduação e a educação básica A nova edição da Revista Brasileira de Pós-Gradução (RBPG) foi lançada este mês, com nove artigos que tratam da vinculação da pós-graduação à educação básica. O texto de abertura "A pós-graduação e a educação básica: um tema desafiante" contextualiza o tema da atual edição da RBPG. Os nove artigos apresentados na edição 16 são apresentados em duas seções, uma tratando da relação pós-graduação/educação básica de forma direta, em cinco artigos, e outra abordando a relação indiretamente, com foco nas políticas desenvolvidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) referentes à formação de professores para o ensino fundamental e médio, em quatro artigos. Em seu conjunto, os artigos revelam manifestações da relação em pauta e indicam caminhos para o fortalecimento de tal relação no futuro. O professor Robert Evan Verhine, membro do Conselho Editorial da RBPG, listou fatos marcantes com relação a articulação da educação básica e a pós-graduação no âmbito da Capes: a inserção social como um dos eixos da avaliação dos programas de pós-graduação, a partir de 2006; a lei que criou a Nova Capes, em 2007; o grupo de trabalho para elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020), que inseriu um capítulo especial sobre a educação básica, em 2010; e o edital que selecionou as artigos que resultou em mais duas outras edições da revista. A partir da leitura dos artigos, percebe-se que a relação entre a pós-graduação e a educação básica pode assumir uma variedade de formas e se manifestar de diversas maneiras, por meio de uma multiplicidade de intervenções do campo da consultoria e da extensão. Além do professor Vehine, os artigos da revista foram analisados por Carlos Roberto Jamil Cury; Décio Gatti Júnior; e Jacques Therrien. Todos fizeram parte da Comissão de Análise e Julgamento de Artigos da RBPG. A revista foi lançada no dia 11 de julho, em mesa-redonda realizada dentro das comemorações do aniversário da Capes. Veja a matéria. RBPG
Com uma média de 15 mil acessos por trimestre, a revista firmou-se como um importante veículo para a disseminação de estudos e debates sobre a pós-graduação. A cada número, são tratados temas variados como características da formação pós-graduada em várias modalidades, política da pós-graduação, demandas da comunidade científica e ações das agências de fomento. A RBPG desempenha ainda o papel de instrumento privilegiado para o estudo de temas referentes à colaboração científica internacional.
Aquisição
processo de aquisição da RBPG. Conheça mais sobre a Revista Brasileira de Pós-Graduação aqui. (Capes) Data: 18/07/2012 |