Professora da UFCG profere palestra em Portugal sobre povos indígenas

Juciene Apolinário falou da presença dos povos Tarairiú e Kariri na Paraíba entre os séculos XVII e XVIII

A professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Juciene Apolinário, participou nesta quinta, dia 12, do Ciclo de Conferências do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), localizado em Lisboa, Portugal.

Na ocasião, Apolinário falou sobre A presença dos povos Tarairiú e Kariri no sertão da Capitania da Paraíba entre os séculos XVII e XVIII: primeiros contatos interétnicos, deslocamentos e iniciativas indígenas.

“Ao analisar a historicidade dos deslocamentos destes povos, pudemos vislumbrar as suas localizações espaciais e visualizar, na documentação transcrita e analisada, a plasticidade dos comportamentos indígenas, seja nos eventos conflituosos ou de acomodação nos processos de relações interétnicas”, explicou.

A pesquisa permitiu ainda a verificação das práticas da política indigenista portuguesa, especialmente as suas ações mais localizadas no sertão da Paraíba, personificadas nas atuações de missionários, corpo administrativo, colonos e sertanistas.

Juciene Apolinário coordena atualmente a o Programa de Pós-Graduação em História da UFCG e é a vice presidente do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG). Também é coordenadora Geral do Projeto Nacional Catálogo Geral de Documentos de História Indígena e Escravidão Negra no Brasil Colonial. Publicou livros autorais e coletâneas sobre história indígena, escravidão negra, comunidades

quilombolas, direitos humanos, história ambiental, patrimônio documental e patrimônio cultural.

IICT

É um Instituto que se dedica ao Saber Tropical, desenvolvendo investigação científica tropical nas áreas das Ciências Humanas e Naturais, aumentando a capacitação científica e técnica dos países com que coopera e promovendo a preservação do patrimônio. Tem por missão trabalhar em prol dos países das regiões tropicais, em particular, da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 13.07.12)

Data: 13/07/2012