Programa de Ações Sustentáveis da UFCG realiza atividade de pintura com terra em escola de Serra Branca

Os integrantes do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, realizaram neste domingo, 8 de julho, uma vivência de pintura com terra na escola rural do Sítio Salão, localizado no município de Serra Branca-PB. Participaram da atividade mais de 50 membros da Associação Comunitária dos Usuários de Água dos Sítios Salão, Lagoa da serra e adjacências.

A ação foi iniciada com a apresentação da palestra “Conhecendo o solo: pintura com terra”, ministrada pela professora Adriana Meira Vital, coordenadora geral do referido programa de extensão.

“A pintura com terra resgata e aperfeiçoa o uso tradicional de barro e outras técnicas para produzir tintas para pintura de residências, sempre na perspectiva ecológica. É valorização do solo, economia e sustentabilidade”, destaca a professora. Ela disse que os membros do Programa consideram as ações da vivência como uma oportunidade de disseminar orientações sustentáveis para o uso do solo, ao tempo em que aproximam a comunidade universitária das necessidades do campo.

Para a presidente da Associação, Iracina Rogéria Cavalcante Neta Rodrigues, “foi um trabalho encantador que deixou todos os membros maravilhados com a qualidade da pintura, que além de ser ecológica, resgata a autoestima daqueles que são ligados ao mundo rural”.

(Rosenato Barreto – CDSA/UFCG)

Data: 10/07/2012