UFCG vai sediar campeonato de Cubo Mágico em agosto

Evento é oficializado pela World Cube Association (WCA) e será o segundo campeonato do gênero do Nordeste e o primeiro da Paraíba

São mais de 43 quintillhões de combinações possíveis (número 43 seguido de dezoito zeros). Mesmo assim, o que para muitos é praticamente impossível, para outros é só uma questão de tempo, pouquíssimo tempo, aliás. Tanto que o recorde mundial, acreditem, é de apenas 5.66 segundos.

Estamos falando da resolução do Cubo Mágico - também conhecido como Cubo de Rubik -, quebra-cabeça tridimensional inventado em 1974, pelo húngaro Ernő Rubik, que se tornou febre mundial e que reúne atualmente milhões de praticantes ao redor do planeta. Gente que leva a brincadeira muito a sério e põe à prova sua memória e rapidez de raciocínio em diversos torneios e campeonatos.

Uma destas competições – o UFCG Open - será realizada nos próximos dias 4 e 5 de agosto por grupo de estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). “É um ‘esporte’ novo no Brasil. O primeiro campeonato aconteceu somente em 2007”, observa o estudante Mateus Luna, do curso de Ciência da Computação, um dos organizadores da competição.

O UFCG Open é um evento oficializado pela World Cube Association (WCA) e será o segundo campeonato do gênero do Nordeste e o primeiro da Paraíba. A competição será disputada em 15 modalidades, que incluem diversas combinações, manuseio do cubo com os pés, com apenas uma mão, e até com os olhos vendados.

Para Mateus, muitos iniciantes acham que se resolverem devagar ou se errarem, passariam vergonha, portanto nem se inscrevem. Afirma, entretanto, que quem participa de um campeonato entra para um grupo de amigos onde todos se apóiam e trocam idéias para se ajudarem a conseguir melhorar seus tempos oficiais.

“Um exemplo disso aconteceu no campeonato do SESC Santos 2010, onde uma menina que havia aprendido um dia antes e que nem tinha intenção de participar conseguiu resolver em 9 minutos e 54 segundos”, lembra.

O atual recordista mundial é o australiano Feliks Zemdegs, com 5.66 segundos, enquanto que no Brasil, o recordista é Gabriel Dechichi Barbar, com 7.78 segundos.

As inscrições para o UFCG Open são gratuitas e devem ser feitas na página do evento na internet (https://sites.google.com/site/ufcgopen2012/) até um dia antes do início da competição. As disputas serão realizadas no auditório do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no campus de Campina Grande, das 9h às 17h, nos dois dias da competição.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG – 10.07.12)

Data: 10/07/2012