Aluna da UFCG foi finalista do Siemens Student Award Brasil

Uma aluna do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi uma das 15 finalistas do Siemens Student Award Brasil, evento que premia os autores de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável das cidades. Este ano, a premiação incentivou a criação de projetos para Copa do Mundo no Brasil que possam ser úteis após o evento.

Concorrendo com mais de 700 universitários de todo o Brasil, Maria Dennise Medeiros elaborou um projeto visando à redução do consumo de água e energia elétrica em estádios através da recuperação e reuso de água cinza.

“Água cinza é aquela derivada de pias, chuveiros e máquinas de lavar, enquanto que a água negra são todos os dejetos produzidos pelos vasos sanitários, por exemplo”, comenta a aluna. “Minha ideia é que a água cinza - separada da água negra na rede de esgotos -, siga para um reator, no próprio estádio, onde seja tratada e forneça biogás como subproduto”, resume.

De acordo com o projeto, o gás seguiria por um sistema de canalização e, através de geradores acoplados a motores de explosão, produziria energia elétrica. “O lodo em excesso também poderia ser utilizado como fertilizante, enquanto que a água retornaria por outro sistema de canalização e seria utilizada na irrigação do gramado”, explica.

A cerimônia de premiação foi realizada em abril no Museu do Futebol, em São Paulo, e contou com a presença dos autores dos 15 projetos finalistas, que receberam um iPad cada, do presidente da Siemens Brasil, Paulo Stark, do Diretor de Tecnologia e Inovação da companhia, Ronald Dauscha, e do ex-jogador de futebol, Raí, presidente da Fundação Gol de Letra.

O grande vencedor foi o estudante do 3º ano de Engenharia Mecânica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jonathan Pedreira, que recebeu o prêmio de R$ 40 mil pelo projeto de política de troca de recicláveis por crédito verde (green credit).

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG, com informações da Siemens Brasil – 09.07.12)

Data: 09/07/2012