Apresentações especiais marcarão o encerramento do Festival Internacional de Música de CG

Evento termina neste sábado

O Grand Finale do III Festival Internacional de Música de Campina Grande promete emocionar a plateia que comparecer ao Teatro Municipal Severino Cabral neste sábado, dia 7.

A partir das 15h, o público poderá conferir os 200 alunos do festival dando uma amostra do que aprenderam ao longo desta semana, com a apresentação especial do Concerto dos Alunos.

Às 20h, será a vez do Coro em Canto da UFCG, do Coro de Câmara de Campina Grande, do Coro e Orquestra do Festival, sob regência de Vladimir Silva, juntamente com a soprano Kathy Price e Thiago Abdalla ao violão, executarem a Missa Alcaçuz Kyrie, de Danilo Guanais.

Idealizada como um conjunto de movimentos em estilos diferentes, a missa sintetiza várias influências musicais, desde o canto gregoriano medieval, Bach e Mozart a elementos da tradição cultural popular, como os cantadores, rabequeiros e repentistas.

“O título da missa, Alcaçuz, veio de uma pequena localidade litorânea, próxima a Natal, no Rio Grande do Norte, onde os romances que aparecem como referências musicais na obra foram coletados”, explica o regente Vladimir Silva, professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e coordenador artístico do evento.

O encerramento do festival ficará por conta da Campina Jazz Band, regida por Jean Márcio Souza, que interpretará clássicos do jazz internacional, como In the mood, de Joe Garland e Glenn Miller, a pérolas nacionais, como Água de beber, deTom Jobim, Qui nem jiló, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, Jacksolândia, de Jackson do Pandeiro e Frevo sanfonado, de Sivuca.

Os concertos também podem ser assistidos ao vivo, pela internet, através do link http://www.fimcg.art.br/aovivo/index.html.

O III Festival Internacional de Música de Campina Grande é promovido pela UFCG, em conjunto com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, com a participação de 45 músicos professores, de nove países, e cerca de 200 alunos de todo o Brasil

Confira aqui a programação completa.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 06.07.12)

Data: 06/07/2012