Estação meteorológica é instalada no campus da UFCG em Sumé

Técnicos da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) instalaram nesta quinta-feira (5), no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sumé, uma das 10 estações meteorológicas que ampliarão a rede de monitoramento ambiental e climatológico da Paraíba.

A instalação das estações faz parte do projeto “Estudo dos Impactos das Mudanças Climáticas no Estado da Paraíba”, realizada em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a AESA, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

Com a inclusão destas novas estações haverá uma padronização na distribuição de dados que poderão ser consultados de hora em hora no sítio eletrônico da AESA (www.aesa.pb.gov.br <http://www.aesa.pb.gov.br>). A primeira estação foi instalada na sede do INSA, em Campina Grande.

De acordo com o professor do CDSA, Hugo Morais de Alcântara, um dos envolvidos no projeto, “estas novas estações possibilitarão a medição dos parâmetros meteorológicos de forma instantânea, de 10 em 10 segundos, de acordo com a recomendação da Organização Meteorológica Mundial, que compreende, dentre outros, dados de precipitação, velocidade e direção do vento a 10 metros de altura, pressão atmosférica, temperatura do ar (umidade relativa do ar) temperatura do solo em três níveis e umidade do solo em cinco níveis”.

“O ensino de algumas disciplinas dos cursos de Agroecologia, Engenharia de Biossistemas e Engenharia de Biotecnologia do CDSA será beneficiado com a instalação da estação meteorológica. Disciplinas como Agrometeorologia, Climatologia e Hidrologia do Semiárido necessitam de um banco de dados climatológicos que serão gerados pelas estações aqui na Paraíba e em particular aqui no nosso CDSA”, falou o professor.

“Outra vantagem de termos essa estação meteorológica é que poderemos desenvolver pesquisas de alto nível e realizar experimentos na área da produção agrícola, pois iremos obter dados de precisão muito elevada em relação às estações climáticas convencionais”.

A Agência Nacional de Águas (ANA) também está ampliando a sua de rede de monitoramento aqui no estado da Paraíba e essa é uma das estações que fornecerá dados para a ANA, a AESA, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Instituto Nacional de Metrologia (INMET) e a comunidade como um todo que terá essas informações, úteis para o acompanhamento do clima.

(Rosenato Barreto – CDSA/UFCG)

Data: 06/07/2012