Festival Internacional de Música de CG começa hoje

Evento prossegue até sábado, dia 7, com a participação de músicos de oito países

Poucas horas após o final da maior festa popular do Brasil, os palcos de Campina Grande voltam a se encher de arte e cultura, agora com os acordes da música clássica. É que começa nesta segunda-feira, dia 2, com a participação de músicos de oito países, o III Festival Internacional de Música de Campina Grande.

A solenidade de abertura está marcada para as 20h, no Teatro Municipal Severino Cabral, com a presença de representantes dos órgãos realizadores: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), além de diversas autoridades estaduais e municipais e membros de entidades culturais públicas e privadas da região.

Dentre as atrações da noite, o pianista Marco Antonio Almeida, o Quinteto Sopro Novo Yamaha - com a estreia nacional do espetáculo Cambia, e o Quaternaglia Guitar Quartet.

O festival será realizado até o próximo sábado, dia 7, com a participação de músicos do Brasil, Argentina, Áustria, Coreia, Estados Unidos, França, Inglaterra, Israel e Itália.

A entrada para os espetáculos será gratuita, mas o público deverá retirar o ingresso antecipadamente na bilheteria do Teatro, a partir das 18h30min.

Programação descentralizada

Este ano, a programação será descentralizada. Além dos concertos diários (à tarde e à noite) no Teatro Municipal, também serão realizadas apresentações na UFCG, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na Facisa e no Mosteiro das Clarissas.

Na terça, dia 3, o quarteto brasileiro Quaternaglia Guitar e os músicos Jean Márcio Souza e Rodrigo Melo se apresentam no auditório da Biblioteca Central da UEPB, às 15h.

Na quinta, dia 5, também às 15h, Jean Márcio e Rodrigo Melo se apresentam no auditório da Facisa, enquanto a pianista Eudóxia de Barros e a Orquestra de Contrabaixos Tropical tocam no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG.

No Mosteiro das Clarissas, localizado no Parque do Açude Novo, as apresentações acontecem sempre às 19h: na terça, dia 3, o Quinteto Sopro Novo Yamaha e o Quaternaglia Guitar Quartet; ), na quarta, dia 4, Eudóxia de Barros e as americanas Kathy Kessler Price (soprano) e Karen Murphy (piano); na quinta, dia 5, Ângela Perazzo (violino), Moisés Pena (oboé), Heleno Costa (fagote) , Edmundo Hora (cravo) e a Orquestra de Contrabaixos Tropical, e na sexta, dia 6, a pianista coreana Hye-Youn Park, com o Coro de Câmara de Campina Grande e Orquestra de Câmara dos alunos do festival, com regência de Randall Hooper.

Confira aqui a programação completa.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 02.07.12)

Data: 02/07/2012