Físico da Unicamp vem a Campina Grande nesta quarta-feira para falar sobre Einstein e a Teoria da Relatividade

O físico Roberto de Andrade Martins, professor do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Unicamp, São Paulo, fará palestra às 19h30, nesta quarta-feira, 17 de agosto, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, em Campina Grande - PB, sobre o tema Einstein e a criação da Teoria da Relatividade Especial: Como não ensinar uma visão errônea da história. Ele vem atendendo convite da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, da Sociedade Brasileira de Física, com sede em São Paulo, e da Financiadora de Estudos e Projetos - Finep.

Recentemente, Roberto Martins esteve no Fantástico, quando comentou sobre os 60 anos da explosão das bombas atômicas jogadas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão.

Roberto Martins é graduado em Física pela USP, em 1972, e doutor em Lógica e Filosofia da Ciência pela Unicamp, em 1987. Realizou estágios de pós-doutoramento, sobre História da Física, em Oxford (1989) e Cambridge (1995), ambas na Inglaterra. Desenvolve pesquisas, orienta estudantes e ministra cursos sobre História da Ciência, Ffilosofia da Ciência e Fundamentos da Física (Teoria da Relatividade). Tem publicado com freqüência trabalhos em congressos, seminários e palestras, além de orientar estudantes de cursos de pós-graduação - doutorado e mestrado -  de aperfeiçoamento e pesquisas de iniciação científica.

O evento é grátis e faz parte do Ciclo de Palestras promovido por professores de Física da UFCG e UEPB, com participação de professores de Física de várias Universidades brasileiras. Podem participar professores e estudantes de Física ou de qualquer outra área de conhecimento, além de pessoas interessadas. Ao promoverem este evento, as Universidades têm por objetivos divulgar o Ano Mundial da Física, em 2005, quando se comemoram os 100 anos da Teoria da Relatividade de Einstein.

Programação

O físico Roberto Martins participa, na quinta-feira, dia 18, de duas conferências no auditório da Pós-graduação, na UEPB, no campus em Bodocongó. A primeira, às 10h, sobre O cenário da Teoria da Relatividade, com a professora Heloísa Flora Brasil Nóbrega Bastos, da UFRPE, de Pernambuco, e a segunda, às 19h, sobre Os múltiplos aspectos de Einstein, que será apresentada pelo professor Jenner Bastos Barreto Filho, da UFAL, Alagoas.

À tarde, o professor Roberto estará presente a mais duas conferências, a partir das 14h30, no auditório da Biblioteca Central da UFCG, campus de Campina Grande: uma sobre Einstein e a pesquisa espacial, com Gilvan Borba, da UFRN, de Natal, e outra sobre Einstein como inventor, com Carlos Ruiz, da UERN, do Rio Grande do Norte.

Na sexta-feira, 19, no auditório da Pós-graduação, na UEPB, haverá, às 10h, a palestra Einstein e a Educação, com Cleide Farias Medeiro, da UFPE, de Recife, e, às 19h, Einstein e a Cultura, com João Zanetic, da USP. À tarde, no auditório da Biblioteca da UFCG, serão realizadas as conferências O caso Mileva Marie-Einstein, por Alexandre Medeiros, e Aplicações de Teorias Fototérmicas ao Meio ambiente e à Fruticultura, por Helion Vargas, da UENF.

Outras informações com os professores Francisco Brito, que está coordenando o Ciclo, ou Tertuliano Agra, do Departamento de Física do CCT/UFCG, pelos telefones (83) 3310.1060 ou 3310.1195.

Data: 15/08/2005