topo_cabecalho
Núcleo de Estudos da Violência é criado no campus da UFCG em Sumé

Um novo grupo de pesquisa foi criado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé. Trata do Núcleo de Estudos da Violência, cujo objetivo estudar é analisar os fenômenos sociais, econômicos, culturais e institucionais da violência, com foco em suas relações causais, sua dinâmica e nas políticas públicas para a resolução dos problemas sociais gerados pelos conflitos violentos na sociedade nordestina.

 

Os estudos do Núcleo, segundo seu coordenador e pesquisador, o professor José Maria Pereira da Nóbrega Júnior, visam contribuir para o elastecimento de pesquisas na região Nordeste buscando avaliar as idiossincrasias sociais, econômicas, políticas, históricas, geográficas, culturais e institucionais que a violência apresenta em suas diversas facetas.

 

 “O grupo de pesquisa agregará pesquisadores das diversas áreas das Ciências Humanas que tem como objetivo analisar a violência no Nordeste”, disse o professor.

 

O grupo tem como linha de pesquisa o tema “Estudos da Criminalidade e das Instituições Coercitivas” como área de conhecimento: Ciências Humanas; Ciência Política; Estado e Governo; Sociologia; Antropologia; História; Ciências Sociais Aplicadas; Direito; Direito Público; Direito Constitucional.

 

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)


Data: 21/06/2012