Lançamento de projeto de catalogação de manuscritos históricos será realizado na UFCG

Evento aconteceria no Museu Vivo de Ciência e Tecnologia. Data e horário permanecem: próxima terça, dia 19, às 19h

Será realizado no auditório do Centro de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e não no Museu Vivo de Ciência e Tecnologia, o lançamento do Projeto Nacional Catálogo Geral dos Manuscritos Avulsos e em Códices Referentes à História Indígena e Escravidão Negra do Brasil. A data e horário permanecem: próxima terça-feira, dia 19, às 19h.

Proposto pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, em parceria com a UFCG, e selecionado pelo Programa Petrobras Cultural e pela Lei de Incentivo à Cultura, o projeto prevê a organização de coleções de documentos do Período Colonial, digitalizados no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa durante a realização do Projeto Resgate Barão do Rio Branco. Ao todo, foram microfilmadas e digitalizadas cerca de três milhões de páginas manuscritas.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Juciene Ricarte, a maior parte da documentação se refere a papéis jurídico-administrativos, que revelam muitas das ações e relações cotidianas dos povos indígenas e afro-brasileiros.

“O acesso às fontes históricas selecionadas neste projeto garantirá maiores inclusões e análises de documentos inéditos. Os catálogos temáticos serão instrumentos de trabalho, com centenas de verbetes e índices de todas as antigas capitanias brasileiras inseridas em regiões, o que tornará possível, de forma objetiva, a ampliação da divulgação das fontes históricas”, observa.

O projeto prevê ainda a publicação de catálogos temáticos impressos e em DVD, que serão organizados em coleções. O material também incluirá verbetes com áudio - proporcionando também aos deficientes visuais o acesso aos resumos das informações documentais -, e será distribuído a instituições universitárias públicas, arquivos e bibliotecas de todo o Brasil.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 15.06.12)

Data: 15/06/2012