topo_cabecalho
UFCG é considerada a 3ª melhor do Nordeste em produção científica

Instituição campinense ocupa a 42ª posição na América Latina, segundo ranking internacional

 

O ranking Top Universities, divulgado nesta quarta-feira, dia 13, pelo site britânico QS World University Rankings, aponta a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como a 42ª melhor universidade da América Latina e a 3ª melhor do Nordeste, quando o assunto é produção científica, ficando atrás apenas das universidades federais de Pernambuco (UFPE) e do Ceará (UFC).

 

Na classificação geral, a UFCG ocupa o 6º lugar entre as universidades nordestinas, ficando na 121ª posição no ranking latinoamericano.

 

“Expressivo resultado. Considerando ser uma instituição nova, com apenas dez anos de criação, num grupo de universidades bem mais antigas”, comentou o reitor Thompson Mariz, dizendo que o resultado é fruto dos investimentos realizados em laboratórios, qualificação dos professores e apoio aos grupos de pesquisas, entre outras ações da reitoria.

 

“Num universo de mais de cem universidades, ser a terceira do Nordeste em publicações científicas, e a sexta colocada na avaliação global, orgulha toda a comunidade acadêmica”, ressaltou, dizendo acreditar que as novas pesquisas e trabalhos científicos, a serem catalogados e publicados, promoverão certamente um reconhecimento maior.

 

Mariz também comentou a discrepância entre alguns critérios de avaliação considerados, que acabam penalizando as universidades nordestinas, especialmente as localizadas no interior. “Isso fica evidente em algumas comparações; no entanto, são discussões bem mais acadêmicas”, ressaltou, “que não tiram o brilho da iniciativa do ranking”.

 

“Quem sabe, na próxima edição, o instituto reavaliando critérios, algumas universidades brasileiras possam receber o devido reconhecimento”. Perspicaz, arrematou, “As diferenças são mínimas, em termos percentuais. E, numericamente, por exemplo, do nosso 6° lugar para o 5º é de apenas de 30 décimos”.

 

A listagem Top Universities traz a Universidade de São Paulo (USP) na primeira colocação. Entre as dez primeiras, há mais duas brasileiras: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 3º lugar, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 9ª posição.

 

Confira aqui o ranking geral.

 

(Marinilson Braga e Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 14.06.12)


Data: 14/06/2012