Caminhada Ecológica vai celebrar Dia Mundial de Combate aos Efeitos da Seca

Ação é promovida pelo Projeto Universidades Cidadãs, da UFCG, juntamente com várias outras instituições

O Dia Mundial de Combate aos Efeitos da Desertificação e da Seca será comemorado no próximo domingo, dia 17. Para celebrar a data e alertar a sociedade para necessidade de preservar as nascentes do Riacho das Piabas, o Projeto Universidades Cidadãs, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), juntamente com várias outras instituições, irá promover mais uma caminhada ecológica pela revitalização do manancial.

“É preciso chamar a atenção da população para proteger essas cabeceiras, com mais de uma centena de nascentes de água doce, que estão em severo processo de artificialização, Tudo poderá desaparecer completamente, se nada for feito”, apela o coordenador do projeto, professor Fernando Garcia, que conta com o apoio do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército, Igreja Católica, Embrapa, Ministério Público Estadual, STTP, ONG Jovem Ambientalista, Evento Nova Consciência, Colégio Autêntico, além das escolas municipais Luzia Dantas e Luis Gomes.

“A caminhada terá como ponto de partida o obelisco do Parque do Açude Novo, às 7h, de onde caminharemos pelo Parque do Povo em direção ao Açude Velho, onde serão feitas considerações históricas e ambientais do sistema. Em seguida, em ônibus cedido pela UFCG, seguiremos a rede hídrica do riacho com destino à Praça Hilton Motta, no Ponto de Cem Réis, onde seremos recebidos pelos alunos do Colégio Autêntico com uma apresentação cultural e exposição de aspectos da realidade local”, detalha o professor.

Após o plantio de 20 mudas de árvores nativas, em homenagem ao evento Rio+20, o grupo seguirá para as nascentes do riacho, no Bairro das Nações, onde terá início o percurso a pé, por propriedades rurais. A caminhada está prevista para terminar às 11h30min, na Avenida 15 de Novembro, em frente à da TV Paraíba, onde os participantes embarcarão no ônibus de volta ao Açude Novo. Durante o passeio, será oferecido lanche aos participantes, que também poderão assistir a uma exposição militar do Exército. A participação é gratuita.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 13.06.12)

Data: 13/06/2012