topo_cabecalho
MEC aprova Programa Direitos Humanos no Cariri Paraibano

O Programa Direitos Humanos no Cariri Paraibano, intitulado “Disseminando a Prática dos Direitos Humanos no Cariri Paraibano” do Observatório de Políticas Públicas para o Semiárido (OPPS) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, teve aprovação no Programa de Extensão Universitária (PROEXT) do Ministério da Educação para o ano de 2013. O Programa receberá mais 150 mil reais para a continuidade do seu conjunto de ações.

 

Das ações previstas, a primeira é o fortalecimento de um “Centro de Referência dos Direitos Humanos do Cariri” (CRDH) na cidade de Sumé, PB, que está em processo de instalação e já realizando atividades de mobilização no município e região.

 

“Isso possui um significado importante para a população local, na medida em que provoca uma atenção maior à temática dos direitos humanos, encarada atualmente com certa elasticidade na sua compreensão, quando abarca em seu sentido diversas categorias de violação dos direitos”, destacou Irivaldo Oliveira, coordenador do programa. “Nesse programa buscamos realizar atividades de inclusão, de formação/capacitação e de mobilização”.

 

De acordo com o professor, essa proposta tem como diferencial o resgate de camadas esquecidas, tais como o negro, o deficiente intelectual, bem como o surdo, só para citar uma parte, que não tem acesso aos direitos fundamentais, assim como não tem acesso à informação. Por outro lado, ele destaca que “necessita-se de um fortalecimento da rede social de proteção, formada pelos conselhos, para que exista um controle social minimamente eficaz. Sendo assim, as ações visam o resgate desses direitos, à preparação de multiplicadores e à disseminação de uma cultura de redes protetivas”.

 

O Programa Direitos Humanos do Cariri Paraibano tem a participação dos professores Irivaldo Oliveira, Marciano Monteiro, Kelly Soares, Shirley Neves, Kátia Patrício e Sônia Lira.

 

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)


Data: 11/06/2012