UFCG realiza conferência internacional em Sousa

Tema do evento é a gestão ambiental colaborativa. Abertura acontece nesta quarta no novo campus da instituição

A partir desta quarta-feira, dia 13, debates sobre sustentabilidade e gestão ambiental estarão na ordem do dia, com a realização, no Brasil, de diversos eventos internacionais relacionados ao tema.

No Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, vai reunir cerca de 115 chefes de Estado e de Governo em discussões sobre a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.

Em Sousa, no Sertão da Paraíba, a I Conferência Internacional em Gestão Ambiental Colaborativa (Cigac), promovida pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), reunirá artistas, ambientalistas, pesquisadores e pequenos produtores rurais na busca de soluções locais para os problemas ambientais do Semiárido nordestino.

“Pretendemos promover um diálogo produtivo e dinâmico entre a ciência da gestão ambiental e a inovação espontânea presente nas maneiras com que a população do Semiárido enfrenta essas condições”, resume o professor Allan Sarmento, coordenador do evento.

A programação da Cigac acontece até o próximo sábado, dia 16, no novo campus da UFCG em Sousa. A cerimônia de abertura, que contará com a presença do assessor da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ricardo Poppi, será realizada às 19h desta quarta pelo vice-reitor, José Edilson Amorim, e pela vice-diretora do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), Jônica Marques.

Qualidade da Água, Irrigação, Transposição do São Francisco, Resíduos Sólidos, Tecnologias Verdes, Experimentação Transdisciplinar e Ferramentas de Gestão Ambiental estão entre os temas que serão abordados durante o evento, que deve reunir cerca de 400 participantes em palestras, apresentações de trabalhos e mesas redondas.

Entre os conferencistas internacionais, estão confirmados o pesquisador e artista finlandês Tapio Makela, cofundador do Media Art Research Interdiciplinary Network (Marin), e a artista polonesa Kasia Molga, designer de interação e professora da Bournemouth University, na Inglaterra.

Integração com a Cúpula dos Povos

A Cigac será integrada por meio de videoconferências com a Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20 que acontece de 15 a 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Na Cúpula dos Povos, os responsáveis pelos debates serão as ONGs e os movimentos populares e sociais.

“Vamos fazer uma integração dos saberes, desenvolvidas principalmente fora do ambiente acadêmico, promovidas através do conhecimento popular. É o caso, por exemplo, dos egressos do movimento Biopunk, que envolve a cultura hacker e os softwares livres, por exemplo”, explica Orlando da Silva, um dos organizadores da Cigac.

Outras informações podem ser obtidas no site do evento: http://cigac.org/.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 11.06.12)

Data: 11/06/2012