Inep divulga manual do Enade 2012

Manual do Enade 2012 é divulgado pelo Inep. Documento descreve as responsabilidades de todos os agentes envolvidos além de trazer o cronograma de execução. Iscrições abertas a partir do dia 11 de junho

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta quarta-feira (6), em seu Portal na internet, o Manual do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2012, cujo objetivo é estabelecer as orientações técnicas indispensáveis à operacionalização do Exame. O documento descreve as responsabilidades de todos os agentes envolvidos – Inep, instituições de educação superior (IES) e estudantes habilitados - além de trazer o cronograma de execução. As incrições estarão abertas a partir do dia 11 de junho e poderão ser feitas até o dia 29 do mesmo mês. As provas serão aplicadas no dia 28 de novembro deste ano.

Baixe o Manual do Enade 2012 aqui

Em 2012, o Enade avaliará os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (que podem ser organizados em subgrupos que permitam a avaliação de componentes específicos da área), Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo; e conferem diploma de tecnólogo em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

As provas do Enade 2012 serão aplicadas por instituição ou consórcio de instituições, contratada pelo Inep, com comprovada capacidade técnica em aplicação e avaliação, segundo o modelo proposto para o Exame, e que atenda aos requisitos estabelecidos para o Exame. Todo o material de aplicação de provas, inclusive cartão de resposta das questões objetivas e folha de respostas das questões discursivas, será armazenado por período de seis anos, haja vista a periodicidade trienal do Exame estabelecida pela legislação vigente e manutenção histórica de duas aplicações de prova.

Os resultados do Enade geram dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil. Assim, podem ser construídos referenciais que possibilitam ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

Sobre o Enade

O Enade é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e visa o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

(Universia)

Data: 06/06/2012