Prêmio Jovem Cientista 2012 incentiva a inovação tecnológica nos esportes

Inovação Tecnológica nos Esportes é o tema da edição 2012 do Prêmio Jovem Cientista, iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com a parceria da Fundação Roberto Marinho, Gerdau e General Electric do Brasil. A escolha do tema foi feita em função dos eventos esportivos que o Brasil vai sediar nos próximos anos – a Copa, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

Os candidatos devem propor soluções capazes de promover, por meio do esporte, a inclusão social, a melhora da saúde, o conforto e o rendimento na prática esportiva, o acesso ao esporte e a criação de técnicas que melhorem a análise de jogos e avaliação de posturas, entre outras. Ao todo, são R$ 600 mil em premiação, incluindo bolsas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado Júnior do CNPq.

O prêmio será atribuído em quatro categorias: graduado, estudante do Ensino Superior, estudante do Ensino Médio e mérito institucional. Será concedida ainda uma Menção Honrosa para pesquisador com o título de doutor. O objetivo é promover a reflexão e a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram alternativas para os problemas brasileiros.

A data limite para envio dos trabalhos ao CNPq é de 31 de agosto de 2012. O regulamento e demais informações podem ser obtidas no endereço: www.jovemcientista.cnpq.br.

(CNPq)

Data: 06/06/2012