Observatório de Políticas Públicas do Semiárido da UFCG terá Núcleo de Educação em Direitos Humanos

O Observatório de Políticas Públicas do Semiárido do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, foi contemplado com a aprovação do projeto de pesquisa “Núcleo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos”, cujo financiamento será de cerca de 150 mil reais, através da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) do Governo Federal.

A proposta que ficou em terceiro lugar no país, atrás apenas de propostas da UFPA e UNB, versa sobre a formação do Núcleo Interdisciplinar “Direitos humanos, políticas públicas e processos educacionais, no semiárido paraibano, numa sub-região conhecida como Cariri”.

Essa proposta tem como objetivos formar, implantar e compor o núcleo, fomentando a realização das finalidades de suas linhas de pesquisa, dando suporte logístico e acadêmico para tal, sistematizando os trabalhos produzidos em torno da temática “Educação e Direitos Humanos”.

Para o desenvolvimento das atividades o Núcleo terá eixos temáticos organizados em seis linhas de pesquisa: Democracia, Cidadania e Direitos Humanos; Políticas Públicas e Direitos Humanos; Estudos sobre Violência de Gênero e Racial; Estudos Surdos E Direitos Humanos; Acessibilidade e Direitos Humanos e Filosofia; Educação e Direitos Humanos.

A equipe do Núcleo conta atualmente com dois doutores, cinco doutorandos e três mestres, que darão os primeiros passos para a sua institucionalização e funcionamento, numa região estratégica para a prática de educação em direitos humanos. Participarão os professores Irivaldo Oliveira, Marciano Monteiro, Kelly Soares, Shirley Neves, Kátia Patrício, Sônia Lira, Patrícia Caldas, Alba Calado, Isaac Alexandre e Valdonilson Barbosa, todos do CDSA.

Observatório de Políticas Públicas do Semiárido

Funcionando na antiga biblioteca do CDSA, o Observatório de Políticas Públicas do Semiárido – OPPS é um programa permanente do CDSA que visa reunir recursos humanos com a finalidade de pensar, formular, avaliar e acompanhar a implementação de políticas públicas no semiárido, buscando ser um ator relevante no cenário local, regional e nacional. Além disso, busca capacitar alunos e docentes na teoria e prática das políticas públicas; dotar os membros do programa de ferramentas para a elaboração de projetos de políticas públicas e apoiar iniciativas relacionadas com o objeto do OPPS no âmbito da UFCG e de outras entidades. Hoje contamos com 26 bolsistas e 4 voluntários.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 06/06/2012