Fórum da Andifes propõe triplicar verbas para assistência estudantil

Grupo de trabalho defende ainda acréscimo de 10% nas verbas orçamentárias às universidades que tenham políticas afirmativas étnico-raciai

O Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) propõe que o orçamento do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) do Ministério da Educação passe dos atuais R$ 500 milhões para R$ 1,5 bilhão já em 2013.

O grupo de trabalho, que se reuniu na última terça, 28, e quarta, 29, na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília, também defende um acréscimo de 10% no orçamento do PNAES para cada universidade que dispuser de políticas afirmativas para negros e indígenas. O evento contou com mais de 50 representantes de universidades federais brasileiras.

O coordenador de Apoio Estudantil, professor Antonio Glaucio, participou da reunião e disse que a UFCG pode ser beneficiada com o incremento do orçamento do PNAES. “As propostas fazem parte das conclusões do grupo de estudo do Fonaprace que estuda matrizes - critérios de repartição do orçamento entre as universidades. As  propostas aprovadas serão encaminhadas à Andifes e, se forem aprovadas, devem ser encaminhadas para o Congresso Nacional”, esclareceu.

(Ascom/UFCG, com dados da PRAC - 01.06.12)

Data: 01/06/2012