Dicas para quem vai se formar esse ano

Se você está na reta final de seu curso universitário, confira cinco dicas para ajudá-lo a ser bem sucedido em sua carreira e mercado de trabalho.

Desde janeiro desde ano, a taxa de desemprego tem sido menor em todos os meses se comparados com os anos anteriores. Em janeiro, de acordo com o IBGE, esse índice ficou em 5.5% e no mês passado, abril, a taxa foi de 6.0%. Grande parte dos universitários no Brasil já está no mercado de trabalho. A tarefa de conciliar um emprego, muitas vezes integral, com os estudos não é fácil, mas para alguns felizardos essa etapa está chegando ao fim.

Para fechar o curso com chave de ouro e abrir a nova fase da mesma maneira, confira cinco dicas que separamos para você:

1) O mercado de trabalho

Como mostramos anteriormente, o mercado de trabalho brasileiro está positivo. É importante saber colocar-se corretamente nele, com um bom currículo, que mostre todas as suas competências e também uma boa postura e imagem. Esses fatores ajudam você a se destacar entre os vários recém-formados que, como você, desejam novas oportunidades profissionais.

2) Contatos

Além de um bom currículo, você deve prestar um cuidado específico com seus contatos. Os formandos devem usar sua rede de conexões com amigos, familiares, colegas, professores e antigos empregadores para aproveitar e conferir novas oportunidades.

3) Área de estudos

No começo de sua carreira, é possível que você não consiga o emprego que esperava ou em sua área. Aprenda a ter flexibilidade e a aproveitar da melhor maneiras as chances que tiver. Mesmo que você passe um tempo fora de sua área de atuação, continue a se atualizar e não perca o ritmo de procura por seus objetivos.

4) Quais indústrias estão crescendo

Faça pesquisas para avaliar quais são as indústrias em crescimento e áreas de sua atuação que merecem especial atenção. Você pode fazer um curso para se especializar nessas ocupações e qualificar-se ainda mais para o que deseja fazer.

5) Economize

Não importa o quanto você ganhe, aprenda a administrar seus gastos e ganhos mensais e decida qual será seu estilo de vida, o que você deseja alcançar, quais são seus objetivos financeiros, como, por exemplo, uma viagem ou a compra de um carro. Ter consciência disso ajuda você a evitar problemas futuros e a desenvolver um relacionamento saudável com o dinheiro.

(Universia)

Data: 28/05/2012