Projeto Mulheres Rurais receberá apoio da UFCG

Projeto envolve 600 mulheres de áreas de assentamento e comunidades de agricultura familiar

O reitor Thompson Mariz sinalizou positivamente para a integração da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no projeto Mulheres Rurais: autonomia e empoderamento no Cariri paraibano, realizado pela Concern Universal e Cunhã Coletivo Feminista, e cofinanciado pela União Europeia (UE). O “tô dentro” foi pronunciado na manhã desta sexta, dia 18, quando da visita do conselheiro e chefe da Divisão de Desenvolvimento e Cooperação da UE, o francês Jérome Pousssielgue, para pedir apoio da universidade aos programas desenvolvidos por esses organismos e a EU.

Mariz falou da importância dos projetos de isenção social, da “desesperança da juventude de algumas regiões do estado”, da necessidade e obrigação da UFCG de participar de projetos dessa natureza, como princípio estatutário. “A proposta sensibiliza e se alinha à política da nossa instituição, de ser socialmente referendada”, disse.

O diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, Márcio Caniello, foi autorizado a trabalhar junto aos coordenadores do projeto, como interlocutor nas ações de cooperação e seleção de bolsistas e voluntários.

Mulheres Rurais

O projeto acontece em oito municípios do Cariri (Camalaú, Congo, Monteiro, Prata, Sumé, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Soledade) envolvendo 30 grupos produtivos, compostos por 600 mulheres produtoras rurais de áreas de assentamento e comunidades de agricultura familiar, que trabalham com a produção de alimentos orgânicos, renda renascença, bordados, costura e vassouras ecológicas. As metas do projeto são aumentar a produção e a comercialização desses produtos, ampliando a renda familiar, e, ao mesmo tempo, qualificar as mulheres para uma participação política na sociedade.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 18.05.12)

Data: 18/05/2012