De 98 a 2011, confira a análise dos temas das redações do Enem

Analisamos todos os temas propostos nas redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), de 1998 a 2011. Tudo para facilitar o seu estudo e melhorar a nota da redação. Os temas foram comentados pela professora de redação do cursinho Objetivo

Escrever uma redação realmente não é uma tarefa fácil para a maioria dos estudantes. O tema deve estar de acordo com a proposta e a linguagem tem que estar adequada, sem esquecer que tudo isso deve estar no modelo de dissertação. É exatamente nessa parte da prova que os alunos sentem mais dificuldade, principalmente por não saberem como abordar certos temas ou até mesmo por falta de repertório.

Pensando nisso, a Universia Brasil, a maior rede ibero-americana de colaboração universitária presente em 23 países, destrinchou todos os temas propostos nas redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os temas foram analisados e interpretados pela professora Cida Custódio, do cursinho Objetivo Paulista, de São Paulo, para facilitar o desenvolvimento do seu texto na hora da prova.

A professora afirma que a única maneira de melhorar o seu texto é praticando. "Treinar com frequência e analisar a correção feita por um professor só vai agregar ao seu crescimento", afirma. Ela ainda acrescenta que ler é essencial para a consolidação do repertório cultural, o que acaba destacando a redação entre as demais.

Como uma espécie de "cola do passado", ao final você sentirá mais facilidade na hora de fazer a sua redação. "Não perca tempo e vá direto ao ponto. Analise o tema, leia os textos que são oferecidos pela banca e desenvolva", aconselha a professora.

Veja aqui todos os temas.

(Universia)

Data: 16/05/2012