topo_cabecalho
Projeto da UFCG promove exibição e debate de produções cinematográficas

Filme Felicidade, de Todd Solondz, será exibido nesta quarta, dia 16, no miniTeatro Paulo Pontes, em Campina Grande

 

Instituir um espaço de discussão sobre cinema e suas implicações éticas, políticas e sociais. É com este objetivo que o Projeto Cinema e Sociedade: da episteme à crítica social, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vai realizar a exibição e promoção de debate em torno do filme Felicidade, de Todd Solondz.

 

A exibição acontecerá na próxima quarta, dia 16, a partir das 14h, no mini Teatro Paulo Pontes, em Campina Grande. A entrada é gratuita.

 

A expectativa dos organizadores é reunir produtores, roteiristas, atores, diretores, cinéfilos, bem como a comunidade em geral e promover discussões sobre a relação entre cinema e sociedade.

 

Na ocasião, participarão dos debates os professores da UFCG, Eduardo Henrique Araújo de Gusmão, Ângelo Giuseppe Xavier Lima, Tiago Iwasawa Neves, Francisco Felipe Paiva Fernandes, Elvia Lane Araújo do Nascimento e Karynna Magalhães da Nóbrega.

 

O Projeto Cinema e Sociedade: da episteme à crítica social  é uma realização do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), através do Programa de Bolsas de Extensão (Probex 2012).

 

Sobre o filme

 

Felicidade faz um retrato aguçado de uma série de pessoas interligadas por laços familiares ou sociais, todas elas vivendo em um estado de desespero ou de simples depressão, e levadas a tomar atitudes imorais ou criminosas. Verdadeiro, trágico e engraçado, o filme é obra cultuada e um marco no cinema americano dos anos 90, revelando ao mundo o talento inquietador de seu realizador, Todd Solondz

 

Ambientado em Nova Jersey, o núcleo central do filme é formado por três irmãs: a mais velha malcasada com um psicoterapeuta homossexual e pedófilo, a do meio ninfomaníaca, e a mais jovem tenta vencer a timidez com a ajuda das canções que compõe. As três se unem a vários outros personagens, aparentemente desconexos, em busca da felicidade pura e simples.

 

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 14.05.12)


Data: 14/05/2012