Representante da Alemanha vai divulgar programas de intercâmbio na UFCG

Palestra acontecerá no dia 23 de maio

A coordenadora de Intercâmbio de Pesquisadores e Programas para ex-bolsistas do DAAD Brasil, Rita Meyer, estará no próximo dia 23 de maio na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para apresentar as oportunidades de estudos na Alemanha e a parceria do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico com o Programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal.

A atividade será realizada a partir das 10h no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, campus de Campina Grande.

DAAD

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD – Deutscher Akademischer Austausch Dienst) é a maior organização promotora de intercâmbio acadêmico e científico do mundo. Fundado em 1925 e reaberto em 1950, o DAAD já concedeu mais de 1,5 milhão de bolsas de estudos, tanto para alemães quanto para estrangeiros.

No Brasil, desde a fundação, em 1972, coordena programa de intercâmbios para estudantes e pesquisadores brasileiros, divulga as instituições de ensino superior na Alemanha, promove feiras de estudantes e congressos científicos, além de realizar palestras e seminários sobre o tema “Estudar na Alemanha”.

Participação

Por ocasião do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, realizado em setembro no Rio de Janeiro, que faz parte da agenda bilateral Brasil-Alemanha e ocorre todo ano alternadamente entre os dos dois países, a Presidente do DAAD, Dra.Dorothea Rüland, assinou,  no dia 18 de setembro, com os Presidentes das agencias brasileiras CAPES, Prof. Jorge Guimarães,  e CNPq, Prof. Glaucius Oliva, um Memorando de Entendimento, visando  apoiar o programa do governo brasileiro Ciência sem Fronteiras.

Dando prosseguimento a esta iniciativa conjunta, o DAAD organizou um encontro de trabalho em Bonn, no dia 23 de novembro de 2011, do qual participaram 110 professores e representantes dos escritórios de cooperação internacional das universidades alemãs. Os Presidentes da CAPES e do CNPq viajaram com uma delegação brasileira de 18 professores para o encontro em Bonn e apresentaram o Programa Ciência sem Fronteiras às universidades alemãs. O encontro alcançou os seus objetivos: esclarecer as metas do programa para a comunidade acadêmica alemã, por um lado, e por outro, apresentar as oportunidades de cooperação por parte do DAAD e das universidades alemãs.

Foi criado então pelo DAAD/Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico o portal Ciência sem Fronteiras Alemanha - www.csf-alemanha.de - , no qual são publicadas as  vagas disponíveis nas universidades alemães para os estudantes de graduação, de doutorado e pós-doutorado.

O programa Ciência sem Fronteiras faz a chamada para a Alemanha através do portal www.cienciasemfronteiras.gov.br   e, após a seleção pelo lado brasileiro, os candidatos selecionados buscam uma vaga no portal do DAAD “Ciências sem Fronteiras Alemanha” .

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 14.05.12)

Data: 14/05/2012